Seção de Arquivo Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: preservação e socialização da memória institucional

Autores

  • Lisandra Rosa de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Carmen Lucia Borges Teixeira Valenti Centro Universitário La Salle
  • Medianeira Aparecida Pereira Goulart Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Arquivo Histórico, Difusão, Memória Institucional, Patrimônio Documental, Patrimônio Histórico, UFRGS.

Resumo

A trajetória da UFRGS começou muito antes de sua existência como instituição federal de ensino superior. Ela surgiu com a fundação da Escola de Farmácia e Química, em 1895 e, em seguida, da Escola de Engenharia, em 1896. Em 1934, foi criada a Universidade de Porto Alegre. Após algumas alterações estruturais e nominais, a UFRGS foi federalizada em 1950, passando a chamar-se Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Divisão de Documentação, através da Seção de Arquivo Central, é responsável pela operacionalização das políticas de arquivo, nesse sentido, a gestão documental insere-se nesse contexto, bem como a proposta de criação da Seção de Arquivo Histórico da UFRGS. Nesse projeto serão estudadas as experiências de outras Instituições Federais de Ensino Superior do país – Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta ação justifica-se, na medida em que é através da implementação da gestão documental na Universidade, integrada às atividades de preservação e conservação de documentos, que se pretende resgatar a memória das atividades do serviço público através da socialização desses registros que testemunham decisões administrativas e fatos históricos do ensino superior no Rio Grande do Sul e no país. Portanto, preservar esses registros é preservar a memória institucional da Universidade e assegurar o direito à informação, ao desenvolvimento social e a pesquisa científica.  Além disso, este estudo propiciará o desenvolvimento e o enriquecimento profissional e intelectual dos profissionais envolvidos, através dos novos conhecimentos adquiridos, possibilitando a transformação de práticas e procedimentos, tornando-os mais condizentes com a proteção à memória e salvaguarda dos documentos. Os objetivos do projeto são: analisar os processos de criação de arquivos históricos de Universidades Federais do país; identificar as séries de guarda permanente, ou seja, históricas, do Arquivo Central da UFRGS. A metodologia que será utilizada é a pesquisa documental, em fontes primárias, e a bibliográfica, em livros e artigos científicos das áreas de arquivologia, memória e patrimônio documental. As fases do projeto consistem em: levantamento das Universidades Federais que possuem arquivos históricos em sua estrutura, implantados ou em fase de implantação; realização de pesquisa bibliográfica que norteará este projeto; análise das informações coletadas com os levantamentos nas Universidades Federais; consolidação das informações e implantação do projeto. 

 

Biografia Autor

Lisandra Rosa de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Arquivista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 2008. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2015).

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: III – Gestão e transformação de saberes e práticas