A biblioteca e a inclusão digital dos membros da comunidade

Autores

  • Maria João de Oliveira Barradas Biblioteca da Universidade do Algarve
  • Nélia Brito Sequeira Biblioteca da Universidade do Algarve

Palavras-chave:

Biblioteca, Utilizadores, Plano de Formação, Literacia da Informação

Resumo

A Biblioteca da Universidade do Algarve (UAlg), enquanto agente ativo na inclusão digital da comunidade UAlg, desenvolve anualmente um extenso programa de formação de utilizadores, promovendo diversas formações, dirigidas a públicos diferenciados, com o objetivo de desenvolver as suas competências de literacia da informação, nomeadamente da informação bibliográfica disponível em linha.

As metas do programa passam por agilizar rotinas de pesquisa, rentabilizar o tempo de estudo e trabalho, pondo em evidência as potencialidades dos recursos bibliográficos assinados ou disponíveis em livre acesso e dar a conhecer na Comunidade Académica o papel do bibliotecário como agente social, responsável por ensinar as competências em informação.

Biografias Autor

Maria João de Oliveira Barradas, Biblioteca da Universidade do Algarve

Licenciada em História, pós-graduada em Bibliotecas e Arquivos pela Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências da Documentação e Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É bibliotecária na Universidade do Algarve desde 1992, responsável pelo Centro de Documentação Europeia da UAlg e corresponsável pela Área de Serviços ao Utilizador da Biblioteca da UAlg. Dirigiu a Biblioteca de Economia, Gestão e Turismo e coordenou o projeto de fusão das bibliotecas do Campus da Penha.

De 2001 a 2007 coordenou o Gabinete de Relações Externas da Universidade do Algarve.

É docente nos Mestrados em Ciências Documentais e Promoção e Mediação da Leitura, da Universidade do Algarve, orientadora de estágios profissionais e dissertações e arguente em júris de provas de mestrado.

É membro fundador e foi presidente por dois mandatos, da Delegação Regional do Sul da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), onde colabora como formadora.

Interessa-se pela área de formação de utilizadores e de gestão de bibliotecas (desenvolvimento de serviços, gestão de recursos humanos, gestão da mudança e cooperação interinstitucional).

Nélia Brito Sequeira, Biblioteca da Universidade do Algarve

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1990) e pós-graduada com o Curso de Especialização em Ciências Documentais – ramo Biblioteca e Documentação (Universidade do Algarve, 2005).

Foi responsável pelos serviços da Biblioteca Municipal de Faro (1991 – 1996) e Técnica Superior do Gabinete do Projeto Municipal de Bibliotecas da C. M. Faro (até julho 2005), tendo colaborado ativamente no projeto, planeamento, transferência, instalação e gestão da Biblioteca Municipal de Faro – António Ramos Rosa. Iniciou e orientou a criação de diversos serviços dirigidos aos utilizadores nesta biblioteca. Foi responsável por várias edições da revista “Anais do Município de Faro”.

Desde agosto de 2005, é bibliotecária na Universidade do Algarve, onde é corresponsável pela Área de Serviços ao Utilizador, desde 2009.

Foi docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, na Licenciatura em Ciências Documentais e Editoriais, no Curso de Especialização e no Mestrado em Ciências Documentais. É membro da BAD (Associação Portuguesa Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), onde também colabora como formadora.

Os serviços ao público, a formação de utilizadores e a literacia da informação constituem áreas de maior interesse, no contexto da biblioteconomia.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração