Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação

Autores

Palavras-chave:

Literacia da informação, Bibliotecas universitárias, Formação de utilizadores, Avaliação da formação, Programas de formação de utilizadores

Resumo

O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação e Leitura (FPCE-UL) e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses (FCSH-UNL). Possui Pós-graduação em Ciências Documentais (UAL). É colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. É também colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário). Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas desde 1993.

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado.

Cristina Lopes, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Licenciada em história (Universidade Autónoma de Lisboa). Possui Curso de Especialização em Ciências Documentais, e exerce funções como bibliotecária na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor