A Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal: um estudo de caso

Autores

  • Almerinda Meireles Graça Biblioteca Nacional de Portugal - Área de Leitura para Deficientes Visuais
  • Carlos Ferreira Biblioteca Nacional de Portugal - Área de Leitura para Deficientes Visuais

Palavras-chave:

Deficientes visuais, Desenvolvimento Tecnológico, Acessibilidades, Usabilidade

Resumo

Desde 2012 a Área de Leitura para Deficientes Visuais (ALDV) da BNP tem vindo a concentrar grande parte dos seus esforços no domínio das mais recentes tecnologias que visam investir em desenvolvimento tecnológico de modo a tornar a informação mais acessível e reutilizável. A nível mundial a emergência de uma maior sensibilidade para os problemas das pessoas com deficiência, incluindo os deficientes visuais, levou ao incremento da criação de referenciais de atuação para os serviços destinados a estes cidadãos e a uma nova vitalidade e qualidade desses serviços. No cerne destes desenvolvimentos tecnológicos está a importância estratégica do sistema braille e a implementação de novos padrões internacionais na produção de documentos, como o formato DAISy e o ePub3, entre outros. Paralelamente foi dada continuidade à prestação de serviços anteriormente existentes, como leitura de presença, fornecimento de fonocópias, envio de publicações braille por correio postal, entre outros. Na apresentação dos novos e antigos serviços, são discutidos princípios e estratégias seguidos nos últimos três anos na ALDV, tendo em vista a prestação de serviços inovadores à comunidade de pessoas cegas e com subvisão, de modo a enquadrar e a catalisar uma discussão alargada que permita desenhar estratégias para o futuro próximo.

Biografias Autor

Almerinda Meireles Graça, Biblioteca Nacional de Portugal - Área de Leitura para Deficientes Visuais

Licenciatura em História, pós-graduação em Ciências Documentais-Biblioteconomia e  mestrado em Arquivística. De 1976 a 1988 trabalha na Biblioteca da Estação Agronómica Nacional (Oeiras). Com um interregno de 8 meses, em 2014, período em que integra a equipa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, desde 1988 que exerce funções na Biblioteca Nacional de Portugal: 12 anos como responsável pela Divisão de Informática, seguidos de 14 anos no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. A 1 de janeiro de 2015 passa a exercer funções na Área de Leitura para Deficientes Visuais da BNP.

Carlos Ferreira, Biblioteca Nacional de Portugal - Área de Leitura para Deficientes Visuais

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

De 1998 a 2012 desempenha funções com a categoria de Especialista de Informática na Divisão de Informação e Documentação da Secretaria-Geral do Ministério da Educação sendo responsável pela gestão e manutenção do Museu Virtual da Educação bem como do Blog daquela secretaria.

É, desde 2012 o responsável pelo Serviço de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania