Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria

Autores

  • Rosa Marcos Instituto Politécnico de Leiria http://orcid.org/0000-0002-3483-5343
  • Isabel Francisco Instituto Politécnico de Leiria
  • Claudina Francisco Instituto Politécnico de Leiria
  • Rui Silva Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Bibliotecas do ensino superior, Formação do utilizador, Ensino à distância, MOOCs

Resumo

Os MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos, online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011, quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.

Biografias Autor

Rosa Marcos, Instituto Politécnico de Leiria

Rosa Marcos é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduada em Ciências Documentais e, atualmente, mestranda em Comunicação e Media. Trabalha desde 2001 em Bibliotecas do Ensino Superior, encontrando-se atualmente a desempenhar funções na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

Isabel Francisco, Instituto Politécnico de Leiria

Isabel Francisco é licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Pós-Graduada em Ciências Documentais, Variante Biblioteca/Documentação pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas Universitárias desde de 2004, nomeadamente na Biblioteca da ESAD.CR e na Biblioteca José Saramago pertencentes ao Instituto Politécnico de Leiria.

Claudina Francisco, Instituto Politécnico de Leiria

Claudina Francisco possui Bacharelato de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Licenciatura em Ensino na variante de Português e Francês de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico na ESECS do IPLeiria, Curso de Especialização em Ciências Documentais (Documentação e Biblioteca) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na ESECS do IPLeiria. Bibliotecária nos Serviços de Documentação do IPLeiria desde 2003.

Rui Silva, Instituto Politécnico de Leiria

Rui Silva é Técnico de Informática e Gestão Nível III, Frequência de Licenciatura de Engenharia Informática, administrativo na empresa Sopromad em 1997, assistente administrativo na ESTG do IPLeiria de 2000 a 2002 e na carreira de técnico de Informática no Instituto Politécnico de Leiria desde 2002.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas