Bibliotecas do Ensino Superior: inovar para envolver

Autores

  • Rosa Marcos Instituto Politécnico de Leiria http://orcid.org/0000-0002-3483-5343
  • Dulce Correia Instituto Politécnico de Leiria
  • Francisco Moreira Instituto Politécnico de Leiria
  • Liliana Gonçalves Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Bibliotecas do ensino superior, Tecnologia RFID, Cartão de leitor, Estante digital

Resumo

As Bibliotecas, nomeadamente as de ensino superior, têm que acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, económicas e sociais que se vão operando no meio que as envolve, sobretudo ao nível do seu público-alvo, sob pena de morrerem lentamente. Uma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados ao público-alvo que pretende atrair e envolver. As Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria perseguem esse objetivo e, sempre que possível, apostam em procedimentos e novos serviços com o objetivo de envolver colaboradores e atrair o público que procuram servir. O Sistema de Identificação Digital utilizando a tecnologia RFID, a utilização do cartão do cidadão como cartão de leitor e a Estante Digital são exemplos disso.

Biografias Autor

Rosa Marcos, Instituto Politécnico de Leiria

Rosa Marcos é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduada em Ciências Documentais e, atualmente, mestranda em Comunicação e Media. Trabalha desde 2001 em Bibliotecas do Ensino Superior, encontrando-se atualmente a desempenhar funções na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

Dulce Correia, Instituto Politécnico de Leiria

Dulce Correia é licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se ainda habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA.

Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (Covilhã), na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).

No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do mesmo Instituto.

Atual membro do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Francisco Moreira, Instituto Politécnico de Leiria

Francisco Moreira. 38 anos, assistente técnico nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria. É licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia.

Liliana Gonçalves, Instituto Politécnico de Leiria

Liliana Gonçalves nasceu em Amor em 1979. É licenciada em Turismo e Património, pós graduada em Ciências da Informação e Documentação e, atualmente, é mestranda em Comunicação e Media. É bibliotecária nas Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, escreve, conta e reconta histórias, é animadora do livro e da leitura e dedica-se às artes performativas de animação infanto-juvenil.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: I – Serviços e criação de valor