Bibliotecas universitárias portuguesas: que estrutura organizacional?

Autores

  • Maria Margarida Vargues Universidade do Algarve CIDHEUS-UE/FCT
  • José António Calixto Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, CIDHEUS-UE/FCT
  • Andreia Dionísio Departamento de Gestão, CEFAGE-EU, Universidade de Évora

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Estrutura organizacional, Adaptação à mudança

Resumo

 

Esta comunicação incide sobre o questionário que decorreu em 2014, no âmbito do doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora.

O questionário teve como finalidade obter informação, mais especificamente, sobre as estruturas organizacionais em bibliotecas universitárias portuguesas (com os três ciclos de estudo) e, também sobre a sua envolvente. O seu desenho e envio foram realizados numa plataforma em linha, disponível gratuitamente para a comunidade académica. Apresenta-se a análise dos resultados de acordo com as questões que surgiram e os objetivos definidos na investigação.

Procurar-se-á numa fase posterior apresentar algumas linhas de orientação, para as estruturas organizacionais em bibliotecas universitárias em Portugal.

 

 

Biografias Autor

Maria Margarida Vargues, Universidade do Algarve CIDHEUS-UE/FCT

Exerce funções como técnica superior de biblioteca na Universidade do Algarve desde 1983.

É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a Pós-graduação de Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librariansship) pela Universidade de Sheffield (UK).

Atualmente aluna do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora desenvolve a sua investigação na área da gestão, em especial as estruturas organizacionais das bibliotecas universitárias.

Sócia da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas desde 1983, tem colaborado com esta Associação em diversas atividades e, neste momento é Presidente da sua Delegação Regional do Sul.

Áreas de interesse: Bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, estruturas organizacionais, tratamento documental, difusão e acesso à informação.

José António Calixto, Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, CIDHEUS-UE/FCT

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.

Presentemente é técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal depois de ter sido diretor da Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, e responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Foi professor de História no Ensino Secundário em várias escolas do país e colaborou como professor convidado na área dos Estudos de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE, Universidade de Évora e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de doutoramento nesta área.

Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação, sociedade da informação e edição científica. Integrou, a convite do então ministro da cultura, o grupo de trabalho que em 1996 concebeu e produziu as bases para o lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares. É há muito sócio da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, cuja direção presentemente integra, sendo responsável pela área editorial e de comunicação, e nesta condição diretor do jornal Notícia BAD e editor da revista Cadernos BAD.

É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

Andreia Dionísio, Departamento de Gestão, CEFAGE-EU, Universidade de Évora

Professora Auxiliar no Departamento de Gestão da Universidade de Évora desde 1997. Vice-diretora do CEFAGE-UE desde 2010 e membro das Comissões de Curso do Doutoramento em Gestão e do Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação.

Doutorada em Gestão, especialidade em Métodos Quantitativos, pelo ISCTE em 2006. Publicações em diversas revistas internacionais, nomeadamente: Nonlinear Dynamics, Quarterly Review of Economics and Finance, Journal of Applied Statistics, Physica A, Journal of Economic Psychology, European Review of Agricultural Economics, Journal of Economic Interaction and Coordination, Applied Econometrics and Internationl Development.

Áreas de interesse: Econometria, estatística, econofísica, metodologias de investigação, gestão

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor