Competências digitais: a utilização eficiente dos recursos

Autores

  • Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-0942-7601
  • Paula Seguro-de-Carvalho Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Palavras-chave:

Literacia digital, Literacia da informação, Ensino superior

Resumo

A Internet e o Google são parte integrante do percurso académico dos estudantes do ensino superior que privilegiam a rapidez de acesso em detrimento da eficiência e credibilidade da informação. A pesquisa em bases de dados pode afigurar-se, por vezes, complexa o que leva a que os estudantes, na maioria dos casos, recorram à pesquisa em motores de busca. Na área da saúde existem inúmeros recursos disponíveis, mas os estudantes nem sempre os conhecem e, noutros casos, não sabem como utilizá-los de forma eficaz. Através de um questionário avaliaram-se as competências digitais dos estudantes finalistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Da análise dos resultados concluiu-se que a aprendizagem de competências digitais tem um impacto positivo na confiança dos estudantes e que é fundamental que estes estudantes, futuramente profissionais de saúde, saibam usar de forma eficaz, eficiente e ética a informação. Evidencia-se, ainda, o reforço do papel dos bibliotecários como elementos da equipa de aprendizagem.

Biografias Autor

Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1986), pós-graduação em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa (1996) e mestre em Ciências Documentais também pela UAL (2006), com um trabalho sobre o papel de mediador do bibliotecário de referência nas bibliotecas universitárias da área da saúde. Iniciou a aventura das bibliotecas na Biblioteca do Gabinete em Portugal da Comissão Europeia, tendo transitado para o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções de coordenação no Centro de Documentação do Instituto de Clínica Geral da Zona Sul, mais tarde reestruturado em Instituto da Qualidade em Saúde, na Universidade Atlântica e, desde 2000, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa [ESTeSL-Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)]. Gestora do Repositório Científico do IPL (desde 2011) e da B-ON no IPL (desde 2007). Revisora técnica da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Membro da European Association for Health Information and Libraries (EAHIL), APDIS e BAD. A metodologia e as competências de investigação, a bibliometria e a literacia em saúde têm sido as suas maiores áreas de investimento, com elas apresentando e publicando alguns trabalhos e assegurando seminários de investigação aplicada na ESTeSL e na Coordenação do Internato Complementar em Medicina Geral e Familiar.

Paula Seguro-de-Carvalho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa

Bibliotecária na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Começou a trabalhar nas bibliotecas na Biblioteca da Ajuda, colaborou com a Consinfor–Gabinete de Estudos e Projectos, Lda desempenhando tarefas para as Bibliotecas do Supremo Tribunal Administrativo e da Procuradoria-Geral da República. Participou no projecto de organização e implementação da Biblioteca do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções na Biblioteca Municipal de Montijo e, desde 2010, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. É membro da Direção da APDIS, colabora nos grupos de trabalho do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa e do Sistema Integrado de Bibliotecas Koha. É Mendeley Advisor e membro da BAD, APDIS e EAHIL.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas