Contribuição para o conhecimento dos hábitos de impressão dos docentes/investigadores do ensino superior

Autores

  • Maria Eduarda Rodigues Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Antonio Pulgarin Guerrero Universidad de Extremadura
  • Margarita Pérez Pullido
  • António Moitinho Rodrigues Instituto Politécnico de Castelo Branco -Escola Superior Agrária

Palavras-chave:

Ensino superior, hábitos de impressão, suporte de leitura

Resumo

O advento da Internet e a evolução dos suportes documentais levou à alteração de comportamentos de pesquisa e impressão de documentos por parte dos docentes/investigadores das instituições de ensino superior (IES). Este estudo decorreu numa IES e pretende ajudar a compreender os hábitos de leitura e impressão de documentos científicos dos seus docentes/investigadores. A recolha de dados fez-se através da distribuição online de um questionário. Obtiveram-se 117 respostas. 100% dos respondentes referiram utilizar a Internet para pesquisar documentos científicos; a maioria dos docentes/investigadores faz leitura de artigos científicos em suporte digital e de livros de texto em suporte papel; não ocorreram diferenças evidentes quanto ao género e faixas etárias; a frequência de impressão concentra-se nos parâmetros Ocasionalmente e Frequentemente; a área das Ciências Sociais e Humanidades recolhe maior número de respostas no parâmetro Frequentemente; a área das Ciências Exatas e Engenharia recolhe maior número de repostas no parâmetro Ocasionalmente. Os resultados obtidos evidenciam uma percentagem elevada de docentes/investigadores a imprimir documentos que recolhe da Internet. O conhecimento dos hábitos de leitura e impressão de documentos pode ajudar à tomada de decisão sobre recursos e suportes de leitura a disponibilizar pelas bibliotecas aos docentes/investigadores das IES.

Biografias Autor

Maria Eduarda Rodigues, Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutoranda em Ciência da Informação e da Comunicação na Universidade da Extremadura - Espanha.

Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora

Pós-Graduada em Ciências Documentais - Opção Biblioteca pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Bibliotecária responsável pelas Bibliotecas da Escola Superior Agrária e Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Administradora do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Reponsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade para as Bibliotecas do IPCB.

Antonio Pulgarin Guerrero, Universidad de Extremadura

Professor Catedrático do Departamento de Información y Comunicación, da Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación da Universidad de Extremadura (Badajoz).

Margarita Pérez Pullido

Professora Titular do Departamento de Información y Comunicación, da Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación da Universidad de Extremadura (Badajoz).

        

António Moitinho Rodrigues, Instituto Politécnico de Castelo Branco -Escola Superior Agrária

Professor Coordenador da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Investigador do CERNAS-IPCB.

Investigador convidado do IFCN.

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Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor