O repositório digital seguro: diagnóstico e especificação

Autores

  • Ângela Sofia Sousa Santos Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Maria Manuela Pinto Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão da Informação, Repositório Digital Seguro, Preservação da Informação, Certificação do Repositório

Resumo

Esta comunicação resulta de um projeto de dissertação no campo da Ciência da Informação, área da Gestão da Informação (GI), tendo como tema central a criação de um repositório seguro no âmbito da atuação de um provedor de serviços de certificação digital: a MULTICERT, S.A.

O principal objetivo fixado visou contribuir para a estruturação do repositório digital da Multicert desenvolvendo um detalhado diagnóstico organizacional e informacional e consequente elaboração e aplicação de um Documento de Especificação de Requisitos.

Sendo a Multicert um provedor de serviços de certificação eletrónica, tem uma grande preocupação com a segurança da informação e pretende que esta se mantenha autêntica, integra, fidedigna, acessível e inteligível no longo prazo. A estruturação de um repositório confiável/seguro constitui, pois, um passo decisivo para a concretização deste objetivo, potenciando a informação como memória, ativo operacional e estratégico, evidência da qualidade do serviço e oportunidade de inovação organizacional. Do estudo realizado, apresentam-se aqui os modelos que sustentaram o diagnóstico da função de GI na empresa, a especificação de requisitos e a autoavaliação do repositório, bem como alguns dos resultados obtidos.

Biografia Autor

Ângela Sofia Sousa Santos, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Atualmente trabalha na empresa Multicert S.A., (onde desenvolveu a dissertação de Mestrado)  como Operadora de Registo na emissão dos certificados digitais.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração