Validador RCAAP: ferramenta para promover a interoperabilidade e a qualidade dos metadados

Autores

  • José Carvalho Universidade do Minho
  • Raquel Truta Universidade do Minho
  • Pedro Príncipe Universidade do Minho

Palavras-chave:

repositório, revista, qualidade, directrizes e interoperabilidade

Resumo

O Validador RCAAP é uma ferramenta desenvolvida no âmbito do projeto RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal com o objetivo de aferir o grau de conformidade de um repositório ou revista com as diretrizes definidas no campo de ação do projeto. Apesar da aplicação de normas padronizadas, como o Dublin Core[i] e o OAI-PMH[ii], as representações locais comprometem, muitas vezes, a qualidade dos metadados e a interoperabilidade técnica. No âmbito do projeto RCAAP utilizam-se as diretrizes DRIVER como o padrão de interoperabilidade dos repositórios portugueses. Para além de assegurarem a necessária uniformização entre os repositórios e revistas integrantes do RCAAP, garantem e facilitam a integração e a interoperabilidade. Esta apresentação pretende expor as características e objetivos do Validador RCAAP e destacar os desenvolvimentos da segunda versão desta ferramenta, que oferece aos gestores de repositórios e revistas um serviço capaz de promover a qualidade e harmonia dos metadados, permitindo a interoperabilidade à escala nacional ou internacional.


[i] DCMI: http://dublincore.org/documents/dcmi-terms

[ii] Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): http://www.openarchives.org/pmh

Biografias Autor

José Carvalho, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho apoiando os diversos projetos e afeto à gestão dos projetos RCAAP e FOSTER.

Raquel Truta, Universidade do Minho

Licenciada em Língua e Cultura Portuguesa, pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação e especializada em Gestão Cultural. Integra a equipa de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde 2014, colaborando na gestão do projeto RCAAP.

Pedro Príncipe, Universidade do Minho

Profissional de informação, documentação e comunicação. Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde Julho de 2010, no gabinete de Projetos Open Access, com responsabilidade sobre o projeto OpenAIRE2020 – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa. Exerceu funções de técnico de biblioteca e documentação e de gestor de conteúdos web durante dez anos na Universidade de Aveiro. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas