Diário da Grande Guerra: os testemunhos de há cem anos disponíveis na Web

Autores

  • Miguel Mimoso Correia Biblioteca Nacional de Portugal

Palavras-chave:

Coleções Especiais, Digitalização, Sítio Web, Grande Guerra, Primeira Guerra Mundial

Resumo

Decorridos 100 anos da Primeira Guerra Mundial, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) empreendeu a tarefa de digitalizar e tornar disponível, através de um sítio web dedicado e da Biblioteca Nacional Digital (BND), toda a documentação relativa à Grande Guerra entre os anos de 1914 e 1918, com particular enfoque na participação portuguesa no conflito.

O sítio web “Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses” (disponível em http://grandeguerra.bnportugal.pt) estará, até novembro de 1918, em permanente construção tornando acessível, a cada início do mês, uma cronologia interativa com os acontecimentos mais relevantes da Primeira Guerra Mundial, fazendo coincidir com uma distância de um século as notícias e testemunhos que ficaram registados nos mais variados suportes: jornais, postais, cartazes, livros, etc.

Em simultâneo, na BND foi criada uma coleção especial sobre o mesmo tema (disponível em http://purl.pt/index/IGuerraMundial/PT/index.html), constituída por livros, imprensa, iconografia, mapas, música impressa e espólios. 

Este poster tem como objetivo dar a conhecer o processo de construção e metodologia adotadas, bem como avaliar o eventual impacto do sítio web nas ligações, consultas e reutilizações a partir de outros sites temáticos.

Biografia Autor

Miguel Mimoso Correia, Biblioteca Nacional de Portugal

Nasceu em 1972. Possui o Curso de Especialização em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desempenha a função de Coordenador do Serviço de Difusão, Projectos e Cooperação da Divisão de Coleções Especiais na Biblioteca Nacional de Portugal. Entre 2008 e 2014 trabalhou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), onde foi responsável pela gestão do Repositório Científico.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração