Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria: Espaços da comunicação

Autores

  • Liliana Gonçalves Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação http://orcid.org/0000-0002-5133-2182
  • Dulce Correia Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação
  • Francisco Moreira Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação
  • Pedro Lila Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Palavras-chave:

Bibliotecas do ensino superior, Comunicação

Resumo

Uma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados aos públicos-alvo que pretende atrair e envolver. As Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria perseguem esse objetivo e, sempre que possível, apostam na inovação para alcançar os seus públicos, criando novas formas de comunicação, definindo outras dinâmicas na linguagem utilizada e renovando os canais mais tradicionais a realidades que é forçoso acompanhar através de boas práticas académicas no domínio da investigação científica, mas também a nível tecnológico. Neste panorama, as Bibliotecas do IPLeiria estão também presentes na Web 3.0, com uma página de Facebook, um Blogue, um canal do YouTube, uma conta do Twitter e ainda do Issuu. Destaca-se ainda, a produção de uma Newsletter bimensal e um programa de rádio, também bimensal. 

Biografias Autor

Liliana Gonçalves, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Liliana Gonçalves nasceu em Amor, distrito de Leiria, em 1979. É licenciada em Turismo e Património, pós graduada em Ciências da Informação e Documentação e, atualmente, é mestranda em Comunicação e Media. É bibliotecária nas Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, escreve, conta e reconta histórias, é animadora do livro e da leitura e dedica-se às artes performativas de animação infanto-juvenil.

Dulce Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Dulce Correia é licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se ainda habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA.
Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (Covilhã), na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).
No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do mesmo Instituto.
Atual membro do Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Francisco Moreira, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Francisco Moreira. 38 anos, assistente técnico nos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria. É licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia.

Pedro Lila, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Pedro Lila é natural de Lisboa. Licenciou-se em História pela Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões”, no ano de 1998. Em 2001, concluiu a pós-graduação de Ciências Documentais pela mesma universidade, em cuja biblioteca desempenhava funções como técnico já desde 1999. Em 2003, integra a equipa da Biblioteca da Escola Superior de Educação de Leiria. Passa a fazer parte dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria após a sua formação em 2007, onde se mantém até à atualidade.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: IV – Promoção, integração e cidadania