Todos Diferentes, Todos Animais: a história de um livro inclusivo

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas do Ensino Superior, Inclusão, Integração Comunitária, Literatura Infantil

Resumo

Todos Diferentes, Todos Animais é um livro que pretende tocar, simultaneamente, o lúdico e o didático, que servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais, mas também para todos os interessados na temática e literatura infanto-juvenil.

Fruto do envolvimento de diversos serviços do Instituto Politécnico de Leiria, o livro é “traduzido” em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou com crianças em idade pré-escolar e escolar.

Esta adaptação teve como objetivo promover a participação ativa das crianças, tornando-a mais eficaz através do manuseamento das diferentes versões.

O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para www.todosdiferentes.ipleiria.pt no qual é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa.

 

Biografias Autor

Liliana Gonçalves, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Liliana Gonçalves nasceu em Amor em 1979. É licenciada em Turismo e Património, pós graduada em Ciências da Informação e Documentação e, atualmente, é mestranda em Comunicação e Media. É bibliotecária nas Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, escreve, conta e reconta histórias, é animadora do livro e da leitura e dedica-se às artes performativas de animação infanto-juvenil.

Dulce Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Serviços de Documentação

Dulce Correia é licenciada em História e Pós-Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo ISLA-Leiria e pós-graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se ainda habilitada com o FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, pelo INA.
Desde 1993 desempenha funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação em Bibliotecas do Ensino Superior e da Rede de Leitura Pública, nomeadamente nos Serviços de Documentação da Universidade da Beira Interior (Covilhã), na Biblioteca Municipal de Pombal e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).
No início de 2007, foi nomeada coordenadora do processo de integração dos serviços de Bibliotecas das várias Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Leiria e, em Agosto do mesmo ano, nomeada Diretora dos Serviços de Documentação do mesmo Instituto.
Atual membro do Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração