Projeto FOSTER: facilitar a formação e a disseminação das práticas de ciência aberta na europa

Autores

  • José Carvalho Universidade do Minho
  • Eloy Rodrigues Universidade do Minho

Palavras-chave:

Open Access, Open Data, Open Science, formação, FOSTER

Resumo

O projeto FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research é uma iniciativa que pretende apoiar diferentes intervenientes envolvidos no processo de comunicação científica, principalmente jovens investigadores. Este apoio visa a adoção do Acesso Aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação (EEI) e a conformidade com as políticas de Acesso Aberto e com as regras de participação do Horizonte 2020 (H2020). Para atingir este objetivo, o FOSTER, pretende focar-se na integração dos princípios e práticas de Acesso Aberto no atual sistema de investigação e contribuir para o desenvolvimento de sessões de formação nas instituições que realizam investigação científica de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de Acesso Aberto no EEI e H2020. Para tal, tem desenvolvido um programa de formação sobre Acesso Aberto e dados abertos para consolidar as atividades de formação dirigidas a diversas comunidades e países do EEI. Este programa propõe incluir pacotes de formação que incluam aconselhamento, apoio técnico na utilização de sistemas e-learning, b-learning e de autoformação, disponibilização de materiais/conteúdos, sessões presenciais, principalmente formação de formadores, escolas de verão, seminários, etc.

Biografias Autor

José Carvalho, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho apoiando os diversos projetos e afeto à gestão dos projetos RCAAP e FOSTER.

Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Em 2003 liderou a criação do RepositóriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho. Desde Julho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, preside à Confederation of Open Access Repositories (COAR) e coordena a participação da Universidade do Minho em vários projetos (OpenAIRE2020, FOSTER e PASTEUR4OA) financiados pela comissão Europeia relacionados com os repositórios e o Open Access.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: III – Gestão e transformação de saberes e práticas