Projeto RECOPA: Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo

Autores

  • Maria Armanda Salgado Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)
  • Filipa Medeiros Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)
  • Dália Guerreiro Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)

Palavras-chave:

Património bibliográfico, Humanidades Digitais, Coleções digitais, Alentejo

Resumo

Nas bibliotecas municipais portuguesas existe um vasto património bibliográfico que urge conhecer e divulgar. Por conseguinte, neste short paper pretende-se apresentar o projeto “RECOPA: Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo”, desenvolvido no âmbito da linha de investigação Literacias e Património Textual (lpt) do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT). O projeto tem como finalidade a constituição de uma rede que, com o intuito de revalorizar este património, ligue todas as bibliotecas municipais do Alentejo detentoras de coleções patrimoniais, dando-as a conhecer ao público em geral. Correspondendo aos desafios colocados pelas Humanidades Digitais, pois ultrapassa a digitalização e disponibilização de fontes primárias, o projeto facultará ferramentas para a análise e divulgação dessas fontes, contribuindo para que a aquisição cognitiva seja mais fácil, imediata e intuitiva. O short paper organizar-se-á nos seguintes termos: a) apresentação dos objetivos do projeto; b) apresentação das fases que o constituem, resultados esperados e parcerias; c) conclusões/recomendações.

Biografias Autor

Maria Armanda Salgado, Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)

Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Licenciada em Literaturas Modernas e Contemporâneas, variante português/francês, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Titular do Diploma de Estudos Aprofundados em Literatura Comparada, pela Universidade de Clermont-Ferrand (França) e com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, variante Bibliotecas, pela Universidade de Évora (Portugal). Bibliotecária no Campo Arqueológico de Mértola (2009 -); Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola (2009-); Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); Membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Divulgação. Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional e monitorização e avaliação dos social media.

Filipa Medeiros, Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)

Doutorada em Ciência da Informação e Documentação (CID) pela Universidade de Évora (2014); Coordenadora da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (2007-); Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) na área da indexação e recuperação da informação nas instituições de memória (2011-); Colaboradora na licenciatura em CID da Universidade de Évora, disciplina de "Indexação para Bibliotecas" (2010-); Investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola (2007-); Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); Integra a coordenação do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Terminologias; Vogal da Formação da Delegação Sul da BAD (2011-); Áreas de atividade profissional e científica: bibliometria e avaliação da produção científica; organização e representação da informação nas instituições de memória; bibliotecas académicas; bibliotecas patrimoniais; sistemas de informação em museus. 

Dália Guerreiro, Universidade de Évora (CIDEHUS-UE/FCT)

Doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora; mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia, como investigadora no grupo Literacias e informação textual (CIDEHUS-UÉ). É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult-Produções Digitais, de que é sócia, tem realizado a metacodificação e edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. Autora do blogue científico Bibliotecas e Humanidades Digitais e sócia fundadora da AHDig (Associação das Humanidades Digitais). Administradora da página no Facebook Digital Humanities, Humanidades Digitais.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: I – Serviços e criação de valor