Bibliotecas e Arquivos: o diálogo na valorização dos Fundos Antigos

Autores

  • Fernanda Maria Guedes de Campos (moderação) Centro de História Além-Mar (FCSH-UNL)
  • Ana Isabel Líbano Monteiro Biblioteca Nacional de Portugal
  • Alice Lázaro Historiadora
  • Joana Braga Arquivo Nacional da Torre do Tombo
  • Francisca Mendes Arquivo Distrital de Évora
  • Leonor Antunes Biblioteca Nacional de Portugal

Palavras-chave:

Património Bibliográfico, Fundos Antigos, Arquivos e Bibliotecas

Resumo

Este painel pretende apresentar e pôr em debate projetos feitos recentemente, onde se divulgam coleções de Fundos Antigos, e demonstrar a importância do trabalho de cooperação e diálogo, quer entre bibliotecários, arquivistas e investigadores, quer entre instituições.

Assistimos ao recrudescimento do interesse pelo Livro Antigo, donde emerge um crescente número de trabalhos de investigação sobre livrarias antigas e a história do livro nos seus aspetos sociais ou materiais, ao mesmo tempo que se vão editando catálogos e repositórios digitais.

Correspondendo aos anseios de profissionais que trabalham no âmbito do património bibliográfico e que diariamente se esforçam arduamente para identificar, tratar, estudar e disponibilizar as coleções documentais impressas e manuscritas à guarda em diversas instituições, o Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas com o tema “Ligar. Transformar. Criar valor” é o espaço adequado para a troca das experiências muito ricas adquiridas na investigação desses mesmos acervos e na adoção de metodologias de tratamento técnico, bibliográfico e arquivístico.

Os bibliotecários e arquivistas apoiam projetos de investigação e estudos académicos através da disponibilização dos seus fundos documentais, e eles próprios têm iniciativas neste âmbito, existindo já inúmeros casos de estudos sobre a constituição de livrarias antigas, sobre a história da circulação dos livros, os arquivos de família, em suma, os textos que configuram a cultura, a forma de viver, a organização social e a história das ideias.

Refletindo à luz de uma das linhas de trabalho, “Gestão e transformação de saberes e práticas”, sucedem-se contributos – uma livraria monástica, as bibliotecas de um eclesiástico e de um artista, a correspondência familiar entre as cortes portuguesa e espanhola, a constituição de uma base de registos de autoridade arquivísticos alicerçada nas normas internacionais que nos oferece um vasto leque de informações importantes para a compreensão do contexto de produção, o levantamento das proveniências dos Fundos Antigos – que põem em evidência experiências concretas de trabalho partilhado, dando voz a bibliotecários, arquivistas e investigadores.

O enfoque dado é o da metodologia seguida na investigação e tratamento técnico da documentação, os passos que foram dados, os problemas encontrados, o modo como foram superados, de maneira a que conjuntamente possamos melhorar a produção de instrumentos bibliográficos e arquivísticos no sentido de irem ao encontro das necessidades reais de todos os que trabalham com o património bibliográfico.

O debate proporcionará também uma ocasião para relançar o papel das tecnologias, na medida em que ajudam o bibliotecário, o arquivista, o investigador a mais facilmente organizar, disponibilizar e identificar a informação. E é neste contexto de acelerado desenvolvimento e mutações constantes que caberá refletir sobre a necessidade de uma nova cultura e novos curricula em termos de formação de base e ao longo da vida para todos aqueles que trabalham com Fundos Antigos.

 

Objetivos

- Promover o interesse e valorização do património bibliográfico

- Divulgar estudos de bibliotecas e fundos antigos

- Facilitar o acesso a experiências de tratamento técnico de fundos antigos

 

Constituição do painel

Fernanda Maria Guedes de Campos

Apresentação e moderação.

 

Ana Isabel Líbano Monteiro

A Livraria do Mosteiro de S. Martinho de Tibães.

A apresentação incidirá sobre a antiga Livraria do Mosteiro de Tibães - que figura entre as grandes bibliotecas monásticas portuguesas do Antigo Regime, com cerca de 4.000 títulos – a partir do Índex de 1798 (manuscrito existente no Arquivo Distrital de Braga), cuidadosamente elaborado por Frei Francisco de S. Luís - monge beneditino, futuro Cardeal Saraiva e Patriarca de Lisboa. O acervo assume singular importância para o estudo histórico da formação das elites monásticas, é espelho da vida quotidiana do mosteiro e fornece-nos pistas esclarecedoras do alcance do mercado livreiro português no século XVIII e XIX. A reconstituição deste extraordinário património bibliográfico permite ilustrar mais uma vertente da “Rota Beneditina Portuguesa”: a oração e a liturgia, as leituras e os estudos, o lazer e a técnica, a erudição e o apreço pelo livro, o dinamismo de uma biblioteca que foi apetrechada e renovada até às vésperas da sua extinção em 1834. O Inventário realizado a 12 de maio desse mesmo ano e analisado pela autora na Torre do Tombo traz-nos novas pistas para os periódicos nacionais e estrangeiros recebidos no Mosteiro – Casa Mãe da Ordem de S. Bento em Portugal.

 

Alice Lázaro

Os livros e os documentos: A viagem ao interior da corte no reinado de Dona Maria I através da correspondência familiar existente nos acervos da Biblioteca da Ajuda e da Biblioteca Nacional de Espanha.

A autora exporá sucintamente o modo como chegou às fontes e trabalhou a informação debaixo do conceito primordial da valorização do documento, enquanto testemunho da realidade histórica e a importância do suporte institucional durante o processo de pesquisa.

 

Joana Braga

Juntando as peças dispersas de um puzzle: o contexto de produção na descrição arquivística e sua importância para o conhecimento das Bibliotecas/Fundos Antigos.

As normas de descrição arquivística desenvolvidas pelo Conselho Internacional de Arquivos vieram conferir um corpo metodológico ímpar aos arquivos. O esforço de normalização consubstancia-se nas normas internacionais que abarcam a descrição: da documentação de arquivo através da ISAD (G); do contexto de produção da documentação utilizando a ISAAR (CPF); das funções recorrendo à ISDF; das entidades detentoras de acervos de arquivo, pela ISDIAH. A descrição do contexto de produção, que resulta nos chamados registos de autoridades arquivísticas, pode e deve ser partilhada por todas as entidades que detenham qualquer tipo de património com uma origem única. É no registo de autoridade arquivística que existe a oportunidade de fornecer todos os dados necessários à identificação unívoca da entidade produtora, seja uma instituição, uma pessoa ou uma família, informar sobre os vários nomes que teve, a sua história, as suas atribuições, e muito mais. É toda uma vastidão de informações e de conexões potenciais que facultam o conhecimento sobre o contexto de produção dos documentos de arquivo, que todos os utilizadores desse património podem usufruir.

 

Francisca Mendes

Contributos para a Reconstituição Virtual da Livraria do Convento da Cartuxa, 1587-1834.

Este estudo foi realizado no âmbito da Bolsa de Investigação da Cartuxa de 2011, atribuída pela Fundação Eugénio de Almeida, durante o qual, apesar de não existir inventário, foi possível identificar e localizar 625 livros impressos e códices, graças à menção de doação e de posse, que os monges se encarregaram de indicar nas obras com uma nota manuscrita. Grande parte destes livros foram doados pelo Arcebispo da cidade D. Teotónio de Bragança ao Convento de Santa Maria de Scala Coeli. A Ordem da Cartuxa foi instituída em Évora, em 1587, pelo mesmo D. Teotónio de Bragança (1530-1602), sofreu a extinção e desamortização em 1834, altura em que, no inventário dos bens do Convento, não foi contemplada a Livraria, pois o Ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, Joaquim António de Aguiar, considerou-a muito extensa, e ordenou que fosse simplesmente fechada para posterior inventariação, fato que nunca chegou a acontecer. Atualmente, estes livros encontram-se em grande parte na Biblioteca Nacional de Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca Central da Marinha, Biblioteca Pública de Évora e Arquivo Distrital de Évora.

 

Leonor Antunes

A coleção de impressos bodonianos vendidos pelo pintor Vieira Portuense à Real Biblioteca Pública da Corte – reconstituição nos arquivos e bibliotecas da viagem dos livros, de Parma a Lisboa e do Convento de São Francisco no Chiado até ao Campo Grande.

Na BNP encontra-se uma coleção de livros impressos em Parma, na tipografia do célebre Giambattista Bodoni, que foram trazidos de Itália pelo pintor Francisco Vieira Portuense amigo do impressor. O estudo e descrição desta bodoniana, as motivações e condições em que foi constituída a coleção, a viagem dos livros, a documentação que atesta os trâmites da aquisição por compra, as personalidades envolvidas, bem como o percurso e vicissitudes que sofreu já na Real Biblioteca Pública da Corte, foi possível com o recurso à documentação de arquivo atualmente existente em Portugal - na BNP e na Torre do Tombo - e no estrangeiro - na Biblioteca-Museo de Parma e nos fundos documentais de outras bibliotecas e arquivos da região da Emília-Romagna e de Itália, por onde circulou e conviveu Vieira Portuense e onde podemos encontrar o epistolário que o pintor trocou com as personalidades da época. É esta investigação e a história desta preciosa coleção bodoniana com cerca de duzentos títulos catalogados que nos propomos apresentar, cuja revalorização patrimonial se deveu, sem dúvida, às pesquisas realizadas no âmbito das bibliotecas e do arquivos.

 

Destinatários

Bibliotecários, Arquivistas e Investigadores. Profissionais que trabalham com Fundos Antigos e Especiais.

 

Palavras-chave: Património Bibliográfico, Fundos Antigos, Arquivos e Bibliotecas.

Biografias Autor

Fernanda Maria Guedes de Campos (moderação), Centro de História Além-Mar (FCSH-UNL)

Doutorada em História (FCSH-UNL) com a tese Bibliotecas de História: aspectos da posse e uso dos livros em instituições religiosas de Lisboa no final do século XVIII e Pós-Graduada em Ciências Documentais. Integrou a Biblioteca Nacional de 1978 a 2013 (aposentada) tendo desempenhado as funções de Sub-Diretora entre 1992 e 2006. De 2007 e 2013 desenvolveu o projecto Proveniências das colecções da Biblioteca Nacional de Portugal. É membro do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas e o Livro do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, do Working Group on Provenance Research do CERL – Consortium of European Research Libraries e investigadora integrada do CHAM Centro de História de Além Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, no Grupo Leituras e Formas da Escrita.

Ana Isabel Líbano Monteiro, Biblioteca Nacional de Portugal

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua actividade na Biblioteca Nacional de Portugal, desde 1997, tem-se desenvolvido no âmbito da investigação sobre História do Livro Antigo e das Bibliotecas. Simultaneamente, colabora na preparação de publicações, organização de Seminários e Exposições sobre os fundos daquela Instituição. Requisitada pelo então IPPAR para o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, no ano de 2007, o seu trabalho de investigação incidiu sobre a reconstituição da antiga Livraria Beneditina a partir do Manuscrito 950 – Index da Biblioteca do Mosteiro, tendo já publicado artigos parcelares sobre a mesma.

Alice Lázaro, Historiadora

Licenciada em História pela Faculdade Letras de Lisboa e Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada (Lisboa) sob orientação do Prof. Doutor Pedro Dias (Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra). Professora de História do Ensino Secundário (Quadro de Nomeação Definitiva 1980-2005). Orientadora de Estágio Pedagógico em colaboração da Universidade Lusíada; Promotora e docente de actividades para-curriculares da Defesa do Património no Ensino Secundário; Formadora do FOCO de docentes e não docentes na mesma área; Iniciadora do Programa de Informatização das Bibliotecas Escolares (programa DOCBASE – Eng.º Rafael António e Dr.ª Maria José Ferreira), etc., etc. Em 2005 deixou a docência para se dedicar exclusivamente à investigação documental e à escrita tendo publicado mais de uma dezena de livros abrangendo temáticas que vão desde a história local à história nacional, com carácter monográfico, ensaístico e biográfico. www.binhomirroico.com

Joana Braga, Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Licenciatura em História e Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Arquivo. Desde 1990 que exerce funções de arquivista no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde participou no processo de transferência da documentação de São Bento para as novas instalações, procedeu ao tratamento arquivístico de fundos documentais de conservação permanente, fez parte das equipas de elaboração do Guia Geral dos Fundos e Coleções da Torre do Tombo relativo às Instituições do Antigo Regime, aos arquivos de empresas, associações, coleções e congressos, aos arquivos de famílias e pessoas, fundos de coleções fotográficos, e de Instituições Eclesiásticas. Tem trabalhado no desenvolvimento de ferramentas normativas na área dos arquivos, como as Orientações para a Descrição Arquivística, a Codificação do nome dos Municípios e Freguesias, e outros instrumentos de boas práticas em uso na Torre do Tombo. Participa na construção do Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas. É formadora na área da Descrição Arquivística.

Francisca Mendes, Arquivo Distrital de Évora

Licenciada em História – ramo Património e Mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, e Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação – ramo Arquivo, pela Universidade de Évora. É membro do CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Desempenha funções no Arquivo Distrital de Évora (ADE) da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas. Atualmente é responsável pela gestão documental do arquivo corrente do ADE e da gestão do arquivo eletrónico na plataforma informática Documentum. Foi responsável pelo tratamento arquivístico dos Fundos documentais da Casa Pia de Évora (2013) e da Administração do Concelho de Évora (2014). Em 2011-2012 foi bolseira da Fundação Eugénio de Almeida e nesse âmbito realizou o trabalho de investigação “Contributos para a Reconstituição Virtual da Livraria do Convento da Cartuxa, 1587-1834”. Publicou vários artigos relacionados com a área de arquivo no Boletim do Arquivo Distrital de Évora e com a área do património molinológico nas Revistas de cultura Molinologia Portuguesa, e Almansor.

Leonor Antunes, Biblioteca Nacional de Portugal

Pós-graduação em Ciências Documentais-Bibliotecas. Licenciatura e Especialização em Arte, Património e Restauro. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses/Ramo Educacional. Exerceu a docência como Professora de Português do Ensino Secundário (Quadro de Nomeação Definitiva até 1995). Começou a carreira de Bibliotecária como responsável pelo Centro de Documentação do Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém. Trabalhou na Biblioteca da Ajuda, onde iniciou a informatização do fundo bibliográfico antigo e moderno. Foi convidada para trabalhar na Biblioteca Nacional de Portugal/Serviço de Coleções de Reservados/Área de Impressos, onde se encontra desde Junho de 2006. Co-autora dos Catálogos das obras impressas em Portugal e no estrangeiro nos sécs. XVII-XVIII - Colecção do Banco de Portugal (2005-2006), tem participado em diversas iniciativas sobre o património documental e a bibliografia de impressos antigos.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Painéis: III – Gestão e transformação de saberes e práticas