Artistas: como investigam e acedem à informação?

Autores

  • Luísa Maria Lousã Marques Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
  • Lília Sofia Charneca Ramos Rodrigues Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança

Palavras-chave:

Ensino superior artístico, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema, Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa

Resumo

As potencialidades de utilização, informação e investigação das bibliotecas/centros de documentação do Ensino Superior Artístico do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) são pouco exploradas quer pelos alunos, quer pelos docentes/investigadores. Procura-se com base nos resultados de um inquérito realizado a este público/alvo constituir como corpus de análise as unidades de informação das três escolas do IPL: a Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), o Centro de Documentação (CD) da Escola Superior de Música (ESML) e o Centro de Documentação e Informação (CDI) da Escola Superior de Dança (ESD). Apresentamos o tratamento dos dados deste inquérito que incidiu sobre os processos de investigação e de acesso à informação na área das artes, que nos permitiu, por um lado, aferir como é feita a investigação artística e/ou científica dos nossos docentes e, por outro, avaliar o grau de utilização das unidades de investigação, dos meios existentes e quais as melhorias que se podem fazer quer qualitativa, quer quantitativamente dos recursos disponíveis.

Biografias Autor

Luísa Maria Lousã Marques, Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Pós-graduada e Mestre em Ciências da Informação e Documentação, vertente Biblioteconomia. Desde 1993 que trabalha na área das bibliotecas, tendo desempenhado funções na Biblioteca do Instituto Geológico e Mineiro, e no Centro de Documentação da Escola Superior de Música de Lisboa. Desde 1998 é bibliotecária responsável da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Lília Sofia Charneca Ramos Rodrigues, Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança

Licenciada em Jornalismo, Pós-graduada em Ciências Documentais – variantes Arquivo e Bibliotecas/Centros de Documentação e Mestre em Ciências Documentais. Experiência em arquivo entre 2004 e 2006. Trabalha na área das bibliotecas desde 2006 e é desde 2011 bibliotecária responsável pelo Centro de Documentação e Informação da Escola Superior de Dança.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração