A gestão do acervo documental do Centro de Memória de Extensão da Universidade Federal Fluminense (CEMEX-UFF)

Autores

  • Ellen Cortez Contreiras Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF
  • Eloisa Ramos Sousa Fundação Oswaldo Cruz - Museu da Vida - Brasil
  • Rafael Haddad Cury Pinto Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF
  • Livia Fernandes de Souza Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF
  • Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF

Palavras-chave:

Extensão Universitária, CEMEX-UFF, Memória, Documentação, PROEX-UFF

Resumo

Esse artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido pelo Programa Centro de Memória da Extensão da Universidade Federal Fluminense (CEMEX-UFF) em relação ao tratamento técnico dispensado à massa documental relativa às atividades de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), mais precisamente da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX-UFF). Tal iniciativa visa preservar a memória das ações extensionistas da universidade por meio do processamento técnico de seus documentos, constituindo-se assim em mais um importante acervo que agrega e solidifica ao patrimônio histórico da instituição um caráter identitário, além de criar novas fontes de consulta para pesquisadores e interessados pela temática, através do trabalho efetuado pelo CEMEX-UFF.

Biografias Autor

Ellen Cortez Contreiras, Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF

Atualmente, é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense UFF. Desde 1986, vem desenvolvendo atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Atua na Pró-Reitoria de Extensão, PROEX-UFF, como subcoordenadora da Divisão de Informação, Difusão e Memória ligado à Coordenação de Difusão e Fomento a Extensão - CDFE/EX, membro da Câmara Técnica que avalia os Projetos/Programas de Extensão da UFF e presidente do prêmio Josué de Castro de Extensão da Semana de Extensão da UFF. É Coordenadora e fundadora do Programa de Extensão Centro de Memória da Extensão da Universidade Federal Fluminense - CEMEX-UFF, o qual foi aprovado e contemplado no PROEXT/MEC-2010 e 2014. Coordena os projetos: Rede Nacional e Internacional sobre a Memória da Extensão Universitária nos Países de Língua Portuguesa;Banco de dados: avaliadores de projetos universitários;Histologia para Deficientes: uma nova perspectiva de estudo. Esses projetos possuem parceira interinstitucional com a Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz/ Museu da Vida. É subcoordenadora de outros projetos ligados à extensão. Além disso, leciona e orienta alunos de monitoria e pesquisa no Instituto Biomédico da UFF. Possui doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz- conceito 7 pela CAPES- (2000), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984) e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977).

Eloisa Ramos Sousa, Fundação Oswaldo Cruz - Museu da Vida - Brasil

Mestranda em Relações Etnicorraciais CEFET/ RJ, especialista em Cultura, História e literaturas Afro-brasileiras e Africanas (2008), Museóloga graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989) e graduação em Ciências Sociais pela UFF (2002). Experiência profissional: especialista em documentação de acervos de C&T e curadoria em exposições.

Rafael Haddad Cury Pinto, Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF

Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Univewrsitária - Divisão de Informação, Difusão e Memória - Centro de Memória da Extensão da Universidade Federal Fluminense

Lucia Helena Marchon Leão Ramalho, Universidade Federal Fluminense - Pró Reitoria de Extensão Universitária - PROEX-UFF

Psicóloga, coordenadora do Centro de Memória da Extensão da Universidad Federal Fluminense

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Promoção, integração e cidadania