As perceções dos responsáveis das bibliotecas públicas portuguesas sobre a missão social da biblioteca pública no Facebook

Autores

Palavras-chave:

Missão social da biblioteca pública, Bibliotecas públicas, Portugal, Facebook, Questionário

Resumo

Este trabalho pretende descrever as perceções dos responsáveis das bibliotecas públicas portuguesas com página/perfil no Facebook sobre o cumprimento da missão social da biblioteca pública através desta rede social. O trabalho está inserido numa investigação mais ampla cujo objetivo geral é contribuir para uma reflexão sobre o tema Missão social da Biblioteca Pública, investigando esta faceta no comportamento das bibliotecas públicas portuguesas em 2014 e analisando como a trabalham no Facebook. Para este trabalho aplicou-se o inquérito por questionário que se realizou aos profissionais e aos responsáveis pela administração/edição das páginas do Facebook das bibliotecas públicas portuguesas, por correio eletrónico, de janeiro a março de 2014. Os questionários foram concebidos no software em linha eSurvey Creator e os dados quantitativos foram tratados por este mesmo software. Quanto aos resultados, neste trabalho são apresentados exclusivamente uma parcela dos mesmos, referentes às perceções dos inquiridos sobre a missão social da biblioteca pública no Facebook, definição de públicos-alvo e cumprimento pelas bibliotecas desta missão. As respostas revelam uma visão pouco definida sobre o conceito de missão social da biblioteca pública e sobre as potencialidades estratégicas do Facebook para o seu cumprimento. Em geral, as respostas revelam pouca sensibilidade quanto às facetas sociais, por exemplo não destacando os temas da inclusão social ou o da consolidação da democracia e da cidadania, ou valorizando em demasia o tema do acesso gratuito à informação e serviços. Também não valorizam temas que a literatura considera importantes como promover a paz e a compreensão internacional, dar apoio social, garantir Direitos Humanos, ser agente de mudança na comunidade, ser local de encontro da comunidade, ser centro de aprendizagem ao longo da vida. A falta de opinião nestas questões é bastante reveladora das dúvidas dos responsáveis das bibliotecas sobre a missão social da biblioteca pública no Facebook referente a estas facetas. 

Biografias Autor

Luísa Alvim, Universidade de Évora, CIDEHUS

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora. Brevemente defenderá provas para a obtenção do grau de doutor em Ciências da Informação, com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: o caso das bibliotecas públicas portuguesas no Facebook.

Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio (Município de V.N. Famalicão).

Licenciada em Filosofia (1985), Pós-graduada em Ciências Documentais (1992) e Mestre em Ciência da Informação (2011).

Trabalha na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995, Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.

Vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, secretária 2010-2013 e vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Docente, desde 2001 a 2008, na Universidade Portucalense na Pós-graduação Ciências Documentais.

Artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa, artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Email mluisa.alvim@gmail.com
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 
Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

 

José António Calixto, Universidade de Évora, CIDEHUS

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.

Presentemente é técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal depois de ter sido diretor da Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, e responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Foi professor de História no Ensino Secundário em várias escolas do país e colaborou como professor convidado na área dos Estudos de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE, Universidade de Évora e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de doutoramento nesta área.

Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação, sociedade da informação e edição científica. Integrou, a convite do então ministro da cultura, o grupo de trabalho que em 1996 concebeu e produziu as bases para o lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares. É há muito sócio da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, cuja direção presentemente integra, sendo responsável pela área editorial e de comunicação, e nesta condição diretor do jornal Notícia BAD e editor da revista Cadernos BAD.

É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

 

Biblioteca Pública Municipal de Setúbal
Avª Luisa Todi, 188 - 2900-405 SETÚBAL
Telef. +351 265 537 240 * Telemóvel +351 967 556 888

E-mail: jose.calixto@mun-setubal.pt

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor