Notícias da Biblioteca: envolver a comunidade FCUP

Autores

  • Luiza Baptista Melo CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
  • Isabel Sá Universidade do Porto Faculdade de Ciências
  • Célia Cruz Universidade do Porto Faculdade de Ciências

Palavras-chave:

Bibliotecas académicas, Boletim de divulgação, Comunidade académica

Resumo

A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é detentora de um valioso espólio documental, cuja história remonta à fundação da Universidade do Porto e à criação desta Faculdade, em 1911. A história da Biblioteca reflete a história da Instituição que atualmente é organizada por departamentos e estabelecimentos dependentes. Assim, a par da Biblioteca Geral da FCUP, foram crescendo bibliotecas específicas que foram o embrião das bibliotecas departamentais.

A Biblioteca atual, instituída em 2012, é resultado de um projeto de integração de coleções, de reconversão de espaço físico e adaptação às novas exigências.

Em resposta aos novos requisitos, a Biblioteca, criou um instrumento de informação – Notícias da Biblioteca - cujo propósito é fomentar a envolvência da Biblioteca com a Comunidade Académica (docentes, investigadores, estudantes, funcionários e comunidade em geral). Este instrumento materializa-se num boletim, divulgado pela comunidade académica da FCUP, via página web, e-mail e papel.

Esta publicação pretende estabelecer um interface de comunicação, recolhendo opiniões, sugestões, propostas, dando voz aos utilizadores e proporcionando a divulgação dos recursos, serviços e eventos. Por outro lado, serve também de instrumento de avaliação e acompanhamento do trabalho desenvolvido na Biblioteca.

 

 

Biografias Autor

Luiza Baptista Melo, CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

Doutora em Ciências da Informação e Documentação (UE),  Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação (UE), Curso de Especialização em Ciências Documentais (UP), Licenciada em Química (UL), Sócia da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direcção Regional Norte (triénio 2005-2007). É membro da EIA – European Information Association e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projecto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas de Estatística e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. Foi bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2008-2011. 

Isabel Sá, Universidade do Porto Faculdade de Ciências

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências Documentais (Variante Bibliotecas e
Documentação) pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto.
Exerce funções como bibliotecária na Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto desde 2003. Na atulidade, tem como principais tarefas e responsabilidades a coordenação do serviço de atendimento, referência e empréstimos.

Célia Cruz, Universidade do Porto Faculdade de Ciências

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências Documentais (Variante Bibliotecas e Documentação) pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto.
Exerce funções como bibliotecária na Universidade do Porto (Faculdade de Ciências, Reitoria), desde 2005. Teve como principais atividades e responsabilidades a organização e tratamento técnico do núcleo de livro antigo e publicações periódicas antigas. Foi formadora no âmbito da Formação dos Recursos Humanos da Universidade Porto, nas áreas de Catalogação de Livro Antigo em ALEPH e Tratamento Documental de Livro Antigo. Atualmente, integra a equipa da Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: IV – Promoção, integração e cidadania