A imagem do profissional da informação e da documentação na atualidade: perspetiva dos utilizadores da região do Algarve

Autores

  • Maria Margarida Vargues BAD- Delegação Regional do Sul Universidade do Algarve Universidade de Évora- CIDEHUS
  • Gaspar Matos Centro de Artes de Sines / Biblioteca Municipal de Sines
  • Maria Armanda Salgado Campo Arqueológico de Mértola; CIDEHUS-UE/FCT
  • Sónia Negrão Arquivo Municipal de Albufeira

Palavras-chave:

, Estudo de marketing, Profissionais da Informação e da Documentação, Bibliotecas, Arquivos, Algarve (Portugal)

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo dar a conhecer o estudo de marketing que se encontra a ser desenvolvido no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se, em concreto, qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação da ferramenta metodológica: o questionário. Após uma implementação regional, estima-se que este questionário possa ser implementado a nível nacional, com o intuito de obter uma visão mais abrangente sobre o tema em análise, conduzindo a uma reflexão e a uma posterior intervenção, quando viável, nas áreas em observação: qualidade do serviço, satisfação de utilizadores, necessidades de informação, interação e colaboração com os profissionais e relação com a biblioteca/arquivo.

Biografias Autor

Maria Margarida Vargues, BAD- Delegação Regional do Sul Universidade do Algarve Universidade de Évora- CIDEHUS

É associada da BAD-Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 1983, tem colaborado com esta Associação em diversas atividades e, neste momento é Presidente da sua Delegação Regional do Sul.

Exerce funções como técnica superior de biblioteca na Universidade do Algarve desde 1983.

É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coma Pós-graduação de Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1983 e Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librariansship) pela Universidade de Sheffield (UK).

Atualmente é aluna do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Évora desenvolve a sua investigação na área da gestão, em especial as estruturas organizacionais das bibliotecas universitárias.

Áreas de interesse: Profissionais de Informação e Documentação, Bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, estruturas organizacionais, tratamento documental, difusão e acesso à informação

Gaspar Matos, Centro de Artes de Sines / Biblioteca Municipal de Sines

Gaspar Matos nasceu em 1974, em Espinho. Após um percurso de 7 anos na banca, troca-a pelas bibliotecas públicas. Frequenta o curso de técnico-profissional BAD da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas  (2004), que acresce à formação superior em marketing. Mais tarde virá a obtenção de pós-graduação em CD (2007) e a frequência de mestrado. Nas Bibliotecas Municipais de Oeiras desempenhou múltiplas tarefas nos mais diversos âmbitos (2005-09). Ainda em 2009 assume a coordenação da Biblioteca Municipal de Sines e a responsabilidade pelo Centro de Artes de Sines desde 2012. Foi formador no Centro Oeiras a Ler e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, manteve um blogue sobre adolescentes e bibliotecas e integra o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD. Gosta dos desafios da programação cultural e das bibliotecas públicas  (os nascidos sob o signo de Peixes são líricos por natureza).

Maria Armanda Salgado, Campo Arqueológico de Mértola; CIDEHUS-UE/FCT

Maria Armanda Salgado é doutora em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (Portugal). Licenciada em Literaturas Modernas e Contemporâneas, variante português/francês, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Titular do Diploma de Estudos Aprofundados em Literatura Comparada, pela Universidade de Clermont-Ferrand (França) e com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, variante Bibliotecas, pela Universidade de Évora (Portugal). Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional e monitorização e avaliação dos social media.

Sónia Negrão, Arquivo Municipal de Albufeira

Licenciada em História, pela Universidade de Évora, é atualmente técnica superior de arquivo no Arquivo do Município de Albufeira.

Começou a carreira, com um estágio, no Arquivo Municipal de Silves e, em 2005, passou a integrar o quadro do Arquivo do Município de Albufeira. Exerceu em simultâneo, entre 2005 e 2010, as funções de docente na Escola Superior de Saúde, e durante este período especializou-se em Ciências da Informação – ramo arquivos, pela Universidade de Évora.

Integra os projetos, no Município de Albufeira, de Casas com histórias e Arquivos em movimento, que se dedicam à reabilitação de centros históricos através do trabalho com a população, nomeadamente recolha de testemunhos de tradições e vivências.

É Vice-Presidente da Delegação Regional do Sul da BAD, membro da Rede de Arquivos do Algarve e do grupo de trabalho ICA - AtoM.

 

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas