O profissional da informação como “Super gestor”: Top 5 das suas características

Autores

  • Ana Novo Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

Palavras-chave:

Profissional da informação, características do gestor estratégico, geração Y, Universidade Aberta, Portugal

Resumo

A utilização da gestão estratégica tem sido sugerida como uma forma eficaz para ajudar os serviços de informação a definirem e desenvolverem estratégias para sobreviver, ter sucesso e conseguir alcançar as suas metas e objetivos num mundo cada vez mais instável e em constante evolução. O profissional da informação assume assim o papel de gestor estratégico e a responsabilidade que lhe é atribuída exige um perfil profissional diversificado e complexo.

É neste cenário que, no âmbito da docência de uma UC da Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Aberta, e desde 2011/2012, se tem vindo a propor aos estudantes, uma reflexão sobre as características mais necessárias ao profissional da informação, agora e no futuro, na cada vez mais exigente sociedade da informação e do conhecimento, com a geração Y como utilizadora desses mesmos serviços. 

A análise dos diversos relatórios efetuados pelos estudantes, assim como das suas participações individuais em fóruns de discussão, permite identificar e fundamentar as cinco características, tidas como essenciais, traçando o perfil do atual profissional e gestor estratégico de serviços de informação.

Biografia Autor

Ana Novo, Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

Professora Auxiliar, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação e Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências da Informação, Departamento de Humanidades - Universidade Aberta

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas