Serviços para suporte à gestão de dados científicos na UMINHO: plano de intervenção dos SDUM

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Dados Científicos. Universidade do Minho. Serviços de Documentação

Resumo

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) estabeleceram para os anos de 2014 e 2015 um plano de intervenção para os serviços de suporte à Gestão dos Dados Científicos na UMinho. Esta apresentação pretende resumir o plano traçado e a metodologia para a elaboração desta estratégia de atuação, identificando as áreas e os eixos de intervenção definidos pelos SDUM. Descreve algumas das ações já realizadas ou em desenvolvimento e destaca os principais resultados obtidos através de um estudo diagnóstico, realizado por questionário junto dos investigadores e centros de investigação da universidade, com o intuito de se obter um melhor conhecimento sobre o tipo de dados produzidos, as práticas de gestão associadas e averiguar a pertinência de serviços de suporte neste domínio.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Universidade do Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ricardo Saraiva, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Licenciado em Ciências da Comunicação e pós-graduado em Ciências da Informação, trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho. Desde 2004, tem estado envolvido na promoção, comunicação e suporte de utilizadores em várias atividades e iniciativas relacionadas com o Acesso Aberto. A partir de 2008 passou também a colaborar ativamente no projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Outro foco da sua atividade atual tem sido a promoção do Acesso Aberto e dos repositórios institucionais colaborando em projetos financiados pela Comissão Europeia (CE) relacionados com os repositórios e o Open Access, com a participação da Universidade do Minho, como são exemplos: DRIVER II, NECOBELAC, OpenAIRE, OpenAIREplus, MedOANet e mais recentemente PASTEUR4OA e FOSTER.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas