FACILITA – Fábrica de Conhecimento e Informação para Leitores Ativos. Avaliação do projeto 2010-2015
Palavras-chave:
Promoção da leitura junto de adultos ativos. Promoção da leitura em unidades industriais. Hábitos de leitura de adultos ativos, Educação ao longo da vidaResumo
Com este poster pretende-se dar a conhecer o FACILITA - Fábrica de Conhecimento e Informação para Leitores Ativos, um projeto concebido e organizado pela Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo (Arcos de Valdevez) e divulgar as atividades e os resultados obtidos até à data da realização do congresso.
O FACILITA- Fábrica de Conhecimento e Informação para Leitores Ativos é um projeto de promoção da leitura junto de adultos ativos, inteiramente gratuito, organizado pela Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Município de Arcos de Valdevez, contando com a parceria de três unidades industriais do concelho.
Objeto de uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian, co-financiada entre 2010 e 2011, o FACILITA tem-se mantido desde então em funcionamento ininterrupto, apenas com o financiamento do município. Concebido como uma resposta à desertificação da biblioteca pública, provocada por inúmeros fatores, o FACILITA consiste na instalação de um pequeno espaço dedicado aos livros em cada uma das unidades industriais, onde se concentra a percentagem mais elevada de população adulta ativa do concelho. Nesses espaços realizam-se encontros quinzenais com uma mediadora proveniente da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo. Durante as sessões a mediadora apresenta e modera temas previamente selecionados, disponibiliza jornais, revistas, livros e DVDs para empréstimo domiciliário e divulga a agenda cultural do município, incentivando os trabalhadores a fruírem da vasta oferta cultural disponível.
O poster inclui a descrição sucinta do conjunto das atividades realizadas, tais como sessões quinzenais; leitor do trimestre, atribuições de prémio “leitor do mês”, realização de visitas de âmbito cultural, palestras, espetáculo de poesia e visitas à biblioteca municipal. O poster contempla ainda um quadro com a avaliação do projeto, tendo em atenção a análise dos dados monitorizados mensalmente tais como: perfil dos leitores inscritos, volume de empréstimos, tipologia e temáticas (CDU / FIAF) de documentos emprestados, top de livros mais lidos, entre outros.