Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto
Palavras-chave:
Gestão da Informação, Sistema de Informação, Serviços Partilhados, Universidade do Porto, Recursos HumanosResumo
A definição de serviços partilhados remete-nos para uma estratégia organizacional de base cooperativa que abarca a unidade orgânica autónoma e com localização física específica e recursos concentrados que permitem a otimização da gestão de operações, a utilização desses recursos e a padronização e normalização de processos.
Com a criação dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), tornou-se pertinente perceber as mudanças que provocam e as necessidades que emergem no que respeita ao fenómeno infocomunicacional e decorrentes processos de Gestão da Informação, assim como prover à sua otimização e potenciação através do uso da tecnologia.
O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e compreender o modelo de gestão desenvolvido em torno dos Serviços Partilhados em Universidades e, especificamente, na Universidade do Porto e o modelo e/ou práticas de gestão da informação associados.
Tendo o método quadripolar como abordagem metodológica, o projeto integra uma parte teórica (componente organizacional, tecnológica e informacional) e uma parte prática, desenvolvida em ambiente institucional no Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhado da U.Porto, de que resultou uma proposta de modelo de gestão da produção informacional híbrida no âmbito deste serviço partilhado, nomeadamente no que concerne à série informacional Processos Individuais de Colaboradores.