Gestão da Informação e Serviços Partilhados: a Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Porto

Autores

  • André Miguel Alves Pinto Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Faculdade de Letras da Universidade do Porto CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologia e Ciências da Comunicação

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Sistema de Informação, Serviços Partilhados, Universidade do Porto, Recursos Humanos

Resumo

A definição de serviços partilhados remete-nos para uma estratégia organizacional de base cooperativa que abarca a unidade orgânica autónoma e com localização física específica e recursos concentrados que permitem a otimização da gestão de operações, a utilização desses recursos e a padronização e normalização de processos.

Com a criação dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), tornou-se pertinente perceber as mudanças que provocam e as necessidades que emergem no que respeita ao fenómeno infocomunicacional e decorrentes processos de Gestão da Informação, assim como prover à sua otimização e potenciação através do uso da tecnologia.

O estudo que se apresenta teve como objetivo identificar e compreender o modelo de gestão desenvolvido em torno dos Serviços Partilhados em Universidades e, especificamente, na Universidade do Porto e o modelo e/ou práticas de gestão da informação associados.

Tendo o método quadripolar como abordagem metodológica, o projeto integra uma parte teórica (componente organizacional, tecnológica e informacional) e uma parte prática, desenvolvida em ambiente institucional no Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhado da U.Porto, de que resultou uma proposta de modelo de gestão da produção informacional híbrida no âmbito deste serviço partilhado, nomeadamente no que concerne à série informacional Processos Individuais de Colaboradores.

Biografias Autor

André Miguel Alves Pinto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Licenciado e Mestre em Ciência da Informação pelas Faculdades de Letras e Engenharia da Universidade do Porto

Membro do Observatório de Ciência da Informação da Universidade do Porto desde 2012

Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologia e Ciências da Comunicação

Licenciada em História (FLUP, 1985), especializou-se em Ciências Documentais (FLUC, 1998), tendo realizado as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Ciência da Informação em 2008 (FLUP). Tem em curso o Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais com a tese intitulada "Gestão da Informação nas Universidades Públicas Portuguesas : Reequacionamento e proposta de modelo".

Assistente da FLUP, é docente nos cursos de Licenciatura em Ciência da Informação (desde 2004), Mestrado em Museologia (desde 2008), e Mestrado em Ciência da Informação (desde 2009), este ministrado na FEUP, em parceria com a FLUP.

Estruturou o serviço e exerceu o cargo de coordenadora da UNAPS - Unidade de Apoio à Prestação de Serviços entre março de 2010 e janeiro de 2014).

Foi quadro superior de várias empresas (1985-1996), tendo desenvolvido a sua actividade na área da Informática e Sistemas de Informação. Posteriormente, exerceu funções na Câmara Municipal de Vila do Conde (1998-2004), como arquivista/gestora de informação, colaborando, ainda, como docente do Curso de Especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2000-2005).


É investigadora do CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação (2005- ).

Desenvolve investigação no âmbito da gestão da informação e gestão de serviços de informação, preservação da informação e comportamento informacional. Os mais recentes projectos têm incidido na gestão e preservação da informação em meio digital, literacia da informação, inclusão digital e processos info-comunicacionais mediados pelas TIC.

Decorrente do seu interesse pela gestão e inovação, está, ainda, envolvida em atividades extracurriculares transversais no âmbito do empreendedorismo direcionado a estudantes universitários, sendo elemento da coordenação do Start UP Programme na U.Porto (JA-YE/Millennium BCP), docente voluntária do V.IVE! (Viver a Inovação e o Empreendedorismo na U.Porto) e vogal do Conselho Geral do CEdUP.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração