Estudo comparativo de referenciais normativos para avaliação da confiabilidade e certificação em repositórios digitais

Autores

Palavras-chave:

Repositório Digital, Confiança, Certificação, Auditoria, Normalização, ISO 16363, 2012, TRAC, NESTOR

Resumo

Neste trabalho toma-se como base os referenciais normativos relacionados com a temática da confiabilidade e certificação de repositórios e digitais. Partindo da premissa de que os repositórios digitais são elementos essenciais das instituições com funções de preservação do património digital, pretendeu-se analisar como podem ser considerados dignos de confiança por parte dos seus utilizadores. Tal análise permitiu considerar que elementos promovem e reforçam a confiabilidade através do cumprimento de normas, recomendações, e processos de auditoria e de certificação. Nesse sentido foram estudados vários referenciais normativos que visam aferir e certificar a confiabilidade de repositórios digitais. Nesta proposta de comunicação iremos apresentar um comparação entre o TRAC, a ISO 16363:2012 e o NESTOR.

Biografias Autor

Luis Corujo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Assistente Convidado no Programa de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Arquivista na Faculdade de Ciências da mesma Universidade. Formador do INA e outras entidades públicas e privadas nas temáticas da gestão documental, arquivos electrónicos e preservação digital. Colabora com a DGLAB na área da Preservação Digital e está envolvido em projectos relativos a Repositórios Digitais.

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS

Miguel Ferreira, Diretor Executivo da KEEP SOLUTIONS.

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização em Preservação Digital. Trabalhou como investigador na Philips Research em Eindhoven. Desempenhou cargos de consultor e investigador no Arquivo Distrital do Porto e na Universidade do Minho. Em 2007 venceu o Digital Preservation Challenge promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE). Em 2008 fundou a empresa KEEP SOLUTIONS onde atualmente desempenha o cargo de Diretor Executivo. Coordenou vários projetos de I&D de âmbito nacional e internacional no âmbito dos quais publicou dezenas de artigos em conferências e revistas internacionais. Mantém uma filiação à Universidade do Minho como investigador colaborador do Centro Algoritmi e acumula o cargo de professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração