PT-CRIS: Um miradouro sobre o universo científico nacional

Autores

Palavras-chave:

Ecossistema, Informação, Ciência, VIVO, PT-CRIS

Resumo

Reconhecida a importância da ciência, tecnologia, inovação e do conhecimento gerado pela investigação científica, são inúmeros os sistemas de informação criados para dar resposta a necessidades de gestão e disseminação de informação em diferentes domínios.

Contudo, a dispersão de informação em vários sistemas, a não adoção de normas/práticas de referência e consequentemente a replicação de informação criam dificuldades às várias entidades que gerem ou consultam informação sobre ciência e respetivos indicadores na capacidade de gestão, execução, avaliação e tomada de decisão relativa a processos de investigação.

Surge assim a necessidade de criar um sistema que ofereça uma visão global do universo de ciência e tecnologia, agregando e relacionando informação de suporte à atividade científica desenvolvida em Portugal, i.e., informação sobre investigadores, organizações, programas de financiamento, projetos, resultados de investigação, instalações, equipamentos e serviços.

O sistema, ao relacionar e contextualizar a informação científica atualmente dispersa em vários sistemas, permitirá transformar informação em conhecimento, aumentar a visibilidade e difusão da ciência e simplificar processos na gestão da produção científica nacional.

Biografias Autor

André Santos, KEEP SOLUTIONS, Universidade do Minho

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, encontra-se no último ano do Mestrado em Engenharia Informática.
No último ano trabalhou na KEEP SOLUTIONS onde pertenceu à equipa do projeto do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e, mais recentemente, fundou a HEALTHIUM - HEALTHCARE SOFTWARE SOLUTIONS, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções avançadas de software para profissionais da área da saúde.
Durante a sua licenciatura e mestrado, sempre procurou complementar a sua formação participando e promovendo ativamente iniciativas voluntárias como o Coderdojo Minho e Improve Braga, desenpenhando funções de presidente do CeSIUM - Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho, representando a Microsoft como MSP (Microsoft Student Partner) e participando na júnior empresa da Universidade do Minho (YME - Young Minho Enterprise).

José Carlos Ramalho, KEEP SOLUTIONS, Universidade do Minho

José Carlos Ramalho licenciou-se em 1991 em Engenharia de Sistemas e Informática. Durante o período de graduação trabalhou como programador freelancer e como técnico de comunicações na Apple. Ainda durante este período lecionou vários cursos de programação em instituições públicas e privadas.

Em 1991, ingressou no Departamento de Informática da Universidade do Minho como Assistente Estagiário e iniciou o seu curso de mestrado. Tem trabalho como professor universitário até aos dias de hoje e como investigador nos centros de investigação Algoritmi e CCTC.
Termina o seu doutoramento em 2000 na área da Tencologia da Programação. Tem investigado, desde 1996, na área da metainformação, arquivos e bibliotecas digitais, Web Semântica, Representação do Conhecimento e Engenharia Web. Foi responsável pela criação de uma série de conferências denominadas XATA (que neste momento evoluiu para uma conferência internacional anual). Escreveu dois livros e editou várias atas de conferência e um livro a nível internacional onde é autor de um capítulo. Publicou várias dezenas de artigos científicos em revistas, conferências internacionais e nacionais.


Em 2008, juntamente com dois alunos de pós-graduação criou a empresa KEEP Solutions Lda, uma spin-off da universidade do Minho que hoje é líder de mercado na área dos arquivos digitais e está a expandir-se noutras áreas relacionadas e no plano internacional. A KEEP dedica uma grande percentagem do seu trabalho à investigação e inovação e a prova disso é a participação em vários projetos europeus nas áreas da preservação digital, arquivos e bibliotecas digitais.


Começou a frequentar o conservatório de música na classe de saxofone em 2007, estando a terminar o curso complementar. Durante os últimos ano tem atuado em público a solo, em grupos de música de câmara e em várias orquestras. Em 2014, ingressou na banda musical de Vila Verde como saxofone barítono. Já publicou um trabalho científico e fez várias comunicações em conservatórios sobre a modelação da teoria musical associada à música tonal, área que também tem vindo a investigar.


No plano desportivo, é atleta federado de Orientação desde 1995 e é o atual treinador da equipa universitária da universidade do Minho.

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS

Miguel Ferreira, Diretor Executivo da KEEP SOLUTIONS.
Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização em Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2007 venceu o primeiro Digital Preservation Challenge promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE). Ainda em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS, uma empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de soluções para gestão e preservação de informação onde atualmente desempenha o cargo de Diretor Executivo. Participou e coordenou vários projetos de âmbito nacional como o RODA, RCAAP, Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas, Portal Português de Arquivos, e o CRAV e também em projetos investigação internacionais na área da preservação digital como o SCAPE, 4C e o E-ARK. Mantém uma filiação à Universidade do Minho como investigador colaborador do Centro Algoritmi e acumula o cargo de professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Hélder Silva, KEEP SOLUTIONS

Mestre pela Universidade do Minho em Engenharia Informática, com especialização nas áreas de Engenharia de Linguagens e Tecnologias e Protocolos de Infraestruturas. Licenciado em Engenharia Informática, pela Universidade do Minho. Desde 2009 que trabalha na KEEP SOLUTIONS, atualmente no cargo de Gestor de Projetos, onde tem vindo a realizar trabalhos relacionados com repositórios digitais e preservação digital. Pertenceu à equipa técnica do projeto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), tendo tido um papel ativo no seu desenvolvimento e manutenção. Participou no projeto nacional RODA (Repositório de Objetos Digitais Autênticos), um repositório digital especializado em preservação digital e nos projetos europeus de investigação na área da preservação digital SCAPE (SCAlable Preservation Environments) e E-ARK (European Archival Records and Knowledge Preservation).

Luis Faria, KEEP SOLUTIONS

Luís Faria é graduado em engenharia de sistemas e informática pela Universidade do Minho. Faz parte da equipa de desenvolvimento do projecto RODA (Repositório de Objetos Digitais e Autênticos) e participou em vários projetos de investigação em preservação digital, nomeadamente SCAPE, 4C, EARK e VeraPDF. Está presentemente a tirar o doutoramento em preservação digital na Universidade do Minho e é simultaneamente Diretor de Inovação da KEEP SOLUTIONS.

João Mendes Moreira, Fundação para a Computação Científica Nacional

João Mendes Moreira é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.

Na última década trabalhou na FCT|FCCN tendo desenvolvido, direta ou indiretamente, atividades na área de infraestruturas e serviços avançados para a comunidade de Ensino e Investigação. Presentemente é Diretor da Área do Conhecimento Científico. Esta área engloba as atividades Biblioteca do Conhecimento Científico (b-on), Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e Sistema Nacional Integrado de Ciência e Tecnologia (PTCRIS).

É membro de alguns comités e grupos de trabalho internacionais: OpenAIRE Advisory Board, DSpace Steering Committe, SCOAP3 Repository Steering and Support Working Group e ORCID Communications Groups Member.

Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

Eloy António Santos Cordeiro Rodrigues licenciou-se em História, variante em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Atualmente é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. O foco de seu trabalho tem sido o desenvolvimento de bibliotecas digitais, a formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e a promoção do acesso livre à literatura científica (Open Access) através de repositórios institucionais. É autor de mais de três dezenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre estas matérias.

Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho, chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade de Minho de acesso livre à sua produção científica.

Dinamizou o Grupo de Trabalho sobre o Acesso Livre (Open Access) estabelecido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas em 2007, e desde Julho de 2008 lidera, sendo o responsável científico e técnico, a equipe da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).

Em nível europeu, foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da Universidade do Minho em vários projetos (NECOBELAC, OpenAIRE e OpenAIREplus, MEDOANET, PASTEUR4OA, FOSTER) financiados pelo 7º Programa Quadro da UE relacionados com os repositórios e o Open Access.

Preside o Grupo de Trabalho sobre Interoperabilidade de Repositórios da Confederation of Open Access Repositories (COAR).

Nos últimos cinco anos, a convite de diversas universidades e outras organizações, realizou mais de três dezenas de palestras, seminários e outras acções de divulgação ou formação sobre o acesso livre ao conhecimento e os repositórios institucionais, na Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido, República Checa, Alemanha, Itália e França), em Moçambique, no Brasil, na Argentina e na Colômbia.

José Carvalho, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho apoiando os diversos projetos e afeto à gestão dos projetos RCAAP e FOSTER.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração