O Museu da Universidade de Aveiro: uma viagem para além do espaço físico

Autores

  • Ana Bela Martins Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Cristina Cortês Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0001-9622-513X
  • Nuno Cruz Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Susana Lopes Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Adelaide Morgado Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Olga Silva Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • António Santos Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Miguel Ribeiro Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA
  • Ricardo Martins Universidade de Aveiro, sTIC
  • Filipe Trancho Universidade de Aveiro, sTIC
  • Pedro Lobo Universidade de Aveiro, sTIC
  • Renato Neves Universidade de Aveiro, sTIC
  • João Pinto Universidade de Aveiro, sTIC

Palavras-chave:

Museu universitário, Coleção museológica, Collective Access, Omeka, Collection Space

Resumo

Os museus universitários, para além da sua função de conservação do património cultural para as gerações futuras, como qualquer outro museu, podem tornar-se centros de excelência no apoio ao ensino-aprendizagem e à investigação. O Museu da Universidade de Aveiro (MusA) pode constituir-se uma mais-valia e um potencial de oportunidades de investigação sobre as coleções que o núcleo de museologia integra. No entanto, a pluralidade de objetos existentes nas diferentes coleções e a necessidade de tornar visível tanto as coleções como a produção académica e científica resultante do estudo das mesmas, conduziu o MusA a equacionar sobre qual a melhor solução ao nível das plataformas de Sistemas Integrados de Gestão Museológica (SIGM), em open source. Neste contexto, apresentam-se as alternativas estudadas e avaliadas para a seleção do Sistema Integrado de Gestão Museológica, em open source, com base no modelo de avaliação QSOS e tendo em conta as dimensões, variáveis e indicadores de interesse para o MusA. Os resultados da avaliação apontaram para o Collective Access, como o software em open source que melhor respondia as necessidades do MusA.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, Universidade de Aveiro, SBIDM-MUA

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Cristina Cortês, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Educação: (I) Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto (URL: http://hdl.handle.net/10773/10444) (2013), ( II) de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008); Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro.

Investigação: (I) Investigadora no INET - MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH - UNL | DECA - UA | FMH - UL | ESE- IPP). (II) Membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da APBAD - Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Produção científica e académica: Estas podem ser encontradas em ORCID ID (http://orcid.org/0000-0001-9622-513X) ou ainda em Research ID (http://www.researcherid.com/rid/A-5378-2011).

Experiência Profissional: Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.

Pedro Lobo, Universidade de Aveiro, sTIC

Educação: Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática pela Universidade de Aveiro.

 

Projetos/ investigação: (I) Migração do SIGB Aleph para KOHA, nos STIC-UA. (II) Desenvolvimento das plataformas em open source de suporte ao arquivo definitivo, à gestão museológica, elearning e repositório institucional.

 

Experiência Profissional:(I) Desenvolvimento e integração da plataforma Elearning, na plataforma Moodle. (II) Desenvolvimento e integração do repositório institucional RIA, na plataforma Dspace. (II) Desenvolvimento e integração do repositório  BAES, na plataforma Dspace. (IV) Formador.

 

João Pinto, Universidade de Aveiro, sTIC

Educação: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, pelo ISLA Gaia.

Projetos/ investigação: (I) Migração do SIGB Aleph  para KOHA, nos SBIDM-UA. (II) Desenvolvimento e parametrização das plataformas em open source de suporte ao arquivo definitivo e à gestão museológica; (III) Membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da APBAD - Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Experiência Profissional: (I) Administrador de Sistemas de Gestão de Bibliotecas desde 1992 até ao presente, na Universidade de Aveiro. (II) Administrador de Sistemas de Microsoft SCCM e SCOM desde 2011 até ao presente. (III) Formador. (IV) Entrepreneur e adepto do Associativismo.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor