A Biblioteca mora ao lado: +Biblioteca, mais perto de mim

Autores

  • Zélia Parreira Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) http://orcid.org/0000-0003-1398-6385

Palavras-chave:

Biblioteca Pública de Évora, Leitura Pública, Serviços de proximidade, Parcerias

Resumo

A comunicação aborda a experiência e as perspetivas de desenvolvimento da estratégia +Biblioteca, mais perto de si, lançada pela Biblioteca Pública de Évora (BPE) em 2014. Com uma dualidade de funções e audiências – as de biblioteca patrimonial e de biblioteca pública - durante décadas prevaleceu na BPE o conceito de biblioteca erudita, para investigadores e estudiosos, de acesso difícil e burocrático ao utilizador comum.

À condição de biblioteca patrimonial, detentora de uma coleção de enorme valor histórico e científico, veio somar-se a circunstância de ser recetora do depósito legal, sem que os recursos humanos e logísticos disponíveis permitissem o seu tratamento e organização atempada. O peso institucional da BPE tornou-se progressivamente mais incómodo e confrontou sucessivos governos, executivos autárquicos e entidades com responsabilidade na área cultural com a mesma questão: o que fazer com a Biblioteca Pública de Évora?

É a partir de 2003 que a BPE inicia um caminho de renovação. Em 2005 realiza-se o primeiro empréstimo domiciliário e a Biblioteca abre as portas à comunidade. A estratégia +Biblioteca, mais perto de si pretende levar muito mais longe este conceito e colocar os recursos da BPE junto de todos os seus potenciais utilizadores, vencendo indisponibilidades de horário, distâncias geográficas e desconhecimento dos serviços prestados. Através de múltiplos canais de parceria, o objetivo é que, a médio prazo, todos os eborenses possam morar ao lado da sua Biblioteca. 

Biografia Autor

Zélia Parreira, Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Bibliotecária, professora e investigadora. Licenciada em História pela Universidade de Évora e pós–graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. É doutoranda na Universidade de Évora com o projecto de tese “A regulamentação legal das bibliotecas públicas em Portugal”.

É directora da Biblioteca Pública de Évora desde Janeiro de 2014. Foi bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Moura entre 1994 e 2013. É investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UE) e professora assistente convidada na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor