Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas: o estudo de caso das Bibliotecas UA

Autores

  • Ana Bela Martins Universidade de Aveiro- SBIDM
  • Cristina Cortês Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0001-9622-513X
  • Nuno Cruz Universidade de Aveiro- SBIDM
  • Ricardo Martins Universidade de Aveiro- sTIC
  • Filipe Trancho Universidade de Aveiro- sTIC
  • Pedro Lobo Universidade de Aveiro- sTIC
  • Renato Neves Universidade de Aveiro- sTIC
  • João Pinto Universidade de Aveiro- sTIC

Palavras-chave:

SIGB, open source software, koha, Evergreen, PMB

Resumo

Num cenário em que cada vez mais a oferta de alternativas, com qualidade, de softwares em open source é maior e com o objetivo de darem resposta às necessidades dos utilizadores e das suas comunidades as instituições de ensino superior, sentem a necessidade de reavaliar as opções disponíveis ao nível dos seus Sistemas Integrados de Gestão de Biblioteca (SIGB). Neste contexto, as Bibliotecas da Universidade de Aveiro, reavaliaram o seu sistema proprietário e exploraram opções disponíveis de softwares em open source. O resultado do estudo apontou o Free Libre and Open Source Software (FLOSS) koha, como o software que mereceu a melhor classificação.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, Universidade de Aveiro- SBIDM

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela 

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição

do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

 

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Cristina Cortês, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Educação: (I) Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto (URL: http://hdl.handle.net/10773/10444) (2013), ( II) de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008); Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro.

Investigação: (I) Investigadora no INET - MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH - UNL | DECA - UA | FMH - UL | ESE- IPP). (II) Membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da APBAD - Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Produção científica e académica: Estas podem ser encontradas em ORCID ID (http://orcid.org/0000-0001-9622-513X) ou ainda em Research ID (http://www.researcherid.com/rid/A-5378-2011).

Experiência Profissional: Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.

Pedro Lobo, Universidade de Aveiro- sTIC

Educação: Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática pela Universidade de Aveiro.

 

Projetos/ investigação: (I) Migração do SIGB Aleph para KOHA, nos STIC-UA. (II) Desenvolvimento das plataformas em open source de suporte ao arquivo definitivo, à gestão museológica, elearning e repositório institucional.

 

Experiência Profissional: (I) Desenvolvimento e integração da plataforma Elearning, na plataforma Moodle. (II) Desenvolvimento e integração do repositório institucional RIA, na plataforma Dspace. (II) Desenvolvimento e integração do repositório  BAES, na plataforma Dspace. (IV) Formador.

João Pinto, Universidade de Aveiro- sTIC

Educação: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, pelo ISLA Gaia.

Projetos/ investigação: (I) Migração do SIGB Aleph  para KOHA, nos SBIDM-UA. (II) Desenvolvimento e parametrização das plataformas em open source de suporte ao arquivo definitivo e à gestão museológica; (III) Membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da APBAD - Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Experiência Profissional: (I) Administrador de Sistemas de Gestão de Bibliotecas desde 1992 até ao presente, na Universidade de Aveiro. (II) Administrador de Sistemas de Microsoft SCCM e SCOM desde 2011 até ao presente. (III) Formador. (IV) Entrepreneur e adepto do Associativismo.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração