Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Autores

  • Sónia Almeida Câmara Municipal de Anadia - Biblioteca Municipal de Anadia Coordenação da RBCIRA

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Cooperação, Rentabilização

Resumo

O Projeto Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro, criado em 2012, assume-se como um novo paradigma de trabalho, resultado de um processo gradualmente evolutivo, exponenciado pela reorganização geográfica e administrativa do território (constituição das CIM’s) que veio desafiar a forma como as Bibliotecas Públicas gerem e disponibilizam o acesso aos seus recursos e serviços.

Abraçar este novo arquétipo que derruba os limites que enquadram a tradicional definição de Biblioteca Pública é o desígnio deste projeto. Aspetos como a propriedade e a tangibilidade da coleção e dos serviços diluem-se neste contexto para darem palco ao acesso. Os constrangimentos económicos e as dificuldades sociais e profissionais que as Bibliotecas Públicas enfrentam reforçam a debilidade em que as coloca o trabalho isolado.

Este Projeto pretende aferir o nível de integração e cooperação possível entre as Bibliotecas Públicas desta Região, procurando demonstrar as suas implicações na gestão dos serviços prestados, relacionando-as com o valor percebido pela comunidade. A gestão partilhada e concertada revela-se uma nova solução para antigos problemas.

Reposicionar as Bibliotecas Públicas perante as oportunidades decorrentes do trabalho desenvolvido pelas CIM’s é um percurso necessário, que coage a uma abordagem distinta a uma realidade emergente que se apresenta como inexorável.

 

 

Biografia Autor

Sónia Almeida, Câmara Municipal de Anadia - Biblioteca Municipal de Anadia Coordenação da RBCIRA

Licenciada em Português e Inglês (ensino de) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Especializada em Ciências Documentais, opção Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Frequenta o Mestrado em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Actualmente, exerce funções como Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, na Câmara Municipal de Anadia, sendo responsável pela coordenação dos serviços da Biblioteca Municipal de Anadia.

Desde 2007, é orientadora de formações creditadas na área da Biblioteconomia.

Coordena, desde a sua génese em 2012, a Rede de Bibliotecas Municipais da CIM Região de Aveiro.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: IV – Promoção, integração e cidadania