As redes sociais acadêmicas e científicas como mecanismos de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação – análise da presença na Rede Social ResearchGate

Autores

  • Raimunda Araujo Ribeiro Maria da Conceição Araujo Ribeiro José do Patrocino Araujo Ribeiro
  • Cassia Cordeiro
  • Lidia Oliveira

Palavras-chave:

Comunicação em Ciência, Rede Social, Visibilidade, Internacionalização, Biblioteconomia, Ciência da Informação.

Resumo

O presente trabalho analisa a problemática da comunicação no seio comunidade científica e como as redes sociais on-line se configuram como novos espaços de disponibilização de documentação científica e interação dos investigadores. O foco desta análise é o estudo do contributo da presença on-line dos investigadores da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação para a promoção da visibilidade e internacionalização do trabalho académico nesta área. Realizou-se o levantamento da presença dos referidos investigadores na Rede Social ResearchGate (http://www.ResearchGate.net/, suas motivações e  percepções acerca do contributo dessa presença para a visibilidade e internacionalização do trabalho de pesquisa que realizam. A análise destes resultados permite gerar uma compreensão do papel desempenhado por estes novos espaços híbridos entre arquivo e espaço de interação, na dinâmica de comunicação da comunidade académica e científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Biografias Autor

Raimunda Araujo Ribeiro, Maria da Conceição Araujo Ribeiro José do Patrocino Araujo Ribeiro

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - Brasil.

Estudante do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro.

Cassia Cordeiro

Professora Doutora e Pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

 

Lidia Oliveira

Professora Doutora e Pesquisadora do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor