O livro antigo na era digital

Autores

  • Dália Maria Guerreiro Universidade de Évora/CIDEHUS-UE/FCT
  • José Luís Borbinha Universidade de Lisboa, IST / INESC-ID, Portugal

Palavras-chave:

livro antigo, digitalização, bibliotecas digitais, Humanidades Digitais

Resumo

O livro antigo continua a ter leitores, sobretudo, entre os investigadores na área das Humanidades. A sua existência já não se confina às estantes das bibliotecas, dado que se encontra disponível nas bibliotecas digitais de todo o mundo, embora nem sempre o esteja de forma adequada. As Humanidades Digitais reforçaram a necessidade de colocar conteúdos em linha, dando enfase à sua utilização e reutilização e permitindo que as obras possam ser lidas, tanto pelo homem, como pelas máquinas. A colocação do livro antigo em linha implica, em primeiro lugar, que se conheça as suas características materiais e, em seguida, que se determine quais os requisitos dos investigadores. Apresenta-se, aqui, uma análise do espólio de livro antigo existente na Biblioteca Nacional Digital, das suas características e particularidades, bem como os resultantes mais relevantes obtidos através de entrevistas de grupo focal, feitas a investigadores da Universidade de Évora e da Universidade Europeia, com o objetivo de averiguar as circunstâncias, expetativas e dificuldades sentidas na utilização de bibliotecas digitais.

Biografias Autor

Dália Maria Guerreiro, Universidade de Évora/CIDEHUS-UE/FCT

Doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora; mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia, como investigadora no grupo Literacias e informação textual (CIDEHUS-UÉ). Como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (BOLSA SFRH /BD/82229/2011), prepara a tese de doutoramento no âmbito das bibliotecas digitais e Humanidades Digitais, orientada pelos Prof. António Calixto e Prof. José Luís Borbinha. Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult-Produções Digitais, de que é sócia, tem realizado a metacodificação e edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. Autora do blogue científico Bibliotecas e Humanidades Digitais e sócia fundadora da AHDig (Associação das Humanidades Digitais).

 

José Luís Borbinha, Universidade de Lisboa, IST / INESC-ID, Portugal

José Borbinha é Professor Associado do Departamento de Informática do IST e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID. Tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em Sistemas de Informação, em particular em requisitos, modelação, desenho, e integração de sistemas, com ênfase especial em normalização e conformidade. Tem-se focado em contextos preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais. Foi Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital. Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre bibliotecas e arquivos digitais. Foi consultor de programas da Comissão Europeia e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos). Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das conferências JCDL, ECDL/TPDL, ICADL, RCDL e ElPUB. É membro do Comité Editorial do IJDL – International Journal of Digital Libraires. É membro da Ordem dos Engenheiros (colégios de Engenharia Eletrotécnica e de Engenharia Informática), IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, ACM - Association for Computer Machinery, INCOSE - International Council on Systems Engineering, e BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, e "chair" eleito entre 2008 e 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor