O Sistema de Informação Presidência da República: contributo para o estudo orgânico-funcional (1910-2014)

Autores

  • Susana Rodrigues Secretaria-Geral da Presidência da República

Palavras-chave:

sistema de informação, arquivo, estudo orgânico-funcional, gestão de informação, Presidência da República

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo expor algumas conclusões do estudo que visa efetuar o levantamento sistemático da estrutura orgânico-funcional da Presidência da República (1910-2014). Com a implementação do regime republicano e com o surgimento da figura do Presidente da República, cria-se uma estrutura de apoio: a Presidência da República. Desde então, o organismo tem vindo a desenvolver-se, ganhando maior ou menor complexidade interna, de acordo com os sucessivos contextos históricos e com as funções e competências atribuídas ao Chefe de Estado.

O nosso objetivo é o de erguer a estrutura na qual se integrará a informação produzida pelo organismo no desempenho da sua missão. A reconstituição do Sistema de Informação Presidência da República implica observar a evolução da estrutura orgânica, a missão, as competências, as atribuições, o funcionamento e as relações entre órgãos e serviços de apoio da Presidência. Para tal, foi necessário proceder ao levantamento sistemático de textos legislativos e regulamentares e a consulta de bibliografia especializada. A nossa abordagem tem enquadramento numa arquivística, entendida como um ramo teórico-prático da ciência da informação, seguindo o método quadripolar proposto por De Bruyne e outros autores, já aplicado em investigações similares, nomeadamente no estudo de caso da Universidade do Porto.

Biografia Autor

Susana Rodrigues, Secretaria-Geral da Presidência da República

Licenciada em História; Diplomada com o curso de especialização em Ciências Documentais (variante Arquivo); com o curso de especialização em Ciências Documentais (opção de Documentação e Biblioteca).

Actualmente, mestranda em Ciências da Documentação e Informação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

É Técnica Superior de Arquivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania