Em busca de uma anamnese universitária: a materialização do arquivo do ISSSL na Internet.

Autores

  • Helder da Rocha Machado Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa
  • Paulo Amaral Soares Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa
  • Teresa Rodrigues da Silva Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa

Palavras-chave:

Arquivos Académicos, Curadoria Digital, Serviço Social - História

Resumo

O registo digital continua a ser o fim último para uma parte considerável dos resultados de atividades de pesquisa. Apesar de se reconhecer o seu elevado valor, esses dados correm o risco de serem perdidos, não só pelo acesso a uma tecnologia obsoleta mas também pela fragilidade inerente aos próprios registos digitais.

Dessa forma, a gestão de dados de pesquisa num ambiente distribuído e em rede torna-se um desafio crescente para o mundo da pesquisa e para a ciência da informação. No domínio académico esta questão reveste-se de particular acutilância.

Confrontando-se com esse desafio, o estudo dos arquivos das primeiras escolas de Serviço Social desde cedo enveredou pelo domínio da curadoria digital atendendo à necessidade de preservar em concreto o arquivo académico da primeira escola portuguesa de Serviço Social. Nessa direção, a presente comunicação resume brevemente os passos percorridos neste projeto, a importância dos dados reunidos, a construção da ideia de curadoria digital, bem como os seus impactos na pesquisa, na formulação de novos documentos, na comunicação científica e na salvaguarda da memória institucional.

O projeto pretende debruçar-se sobre a história do Serviço Social em Portugal e no mundo e, em particular, sobre a emergência das primeiras instituições educativas de serviço social, assente sobretudo no estudo do património documental e arquivístico dessas escolas. Este estudo pretende reunir diferentes visões e perspetives disciplinares desenvolvidas por uma rede de investigadores nacionais e estrangeiros, de forma a alavancar a agenda global para o Serviço Social.

Em Portugal, a primeira escola de Serviço Social foi criada em 1935, então com a designação de Instituto de Serviço Social de Lisboa (ISSL), em consonância com o movimento de emergência e institucionalização de outras escolas em Portugal e das primeiras escolas de Serviço Social em todo o mundo. Ao longo do tempo, foi acumulando não só um património de conhecimento em áreas específicas de intervenção e investigação, construindo paradigmas que serviram e servem de base à atuação profissional dos assistentes sociais, como também construiu um património específico de técnicas, métodos, conhecimentos, obras de referência, costumes e hábitos profissionais. Paralelamente, foi desenvolvendo uma identidade e presença na sociedade portuguesa através de uma experiência pedagógica singular na formação de muitas gerações de profissionais que exerceram e exercem um papel relevante ao nível da intervenção social, não só em Portugal, como em muitos outros países espalhados por vários continentes, e que poderão agora constituir-se como testemunhos privilegiados para a construção da história desta instituição educativa e da história do Serviço Social.

Integrado desde 2006 na Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica / Universidade Lusíada de Lisboa (FM-ULL), o Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) poderá devolver a toda a comunidade científica 80 anos de conhecimento acumulado e continuar a marcar indelevelmente o Serviço Social nacional e internacional.

Com este estudo pretende-se fazer o tratamento e a organização dos acervos documentais do ISSSL, com o objetivo de estudar, inventariar, preservar e divulgar os seus conteúdos através da aplicação de práticas arquivísticas, biblioteconómicas e museológicas. A abordagem técnica será acompanhada por uma análise teórica apoiada na História, no Serviço Social, na Ciência da Informação, na Ciência Política, nas Ciências da Educação, na Sociologia e na Antropologia. Os resultados deste trabalho serão disponibilizados numa base de dados, num catálogo impresso e num portal na Internet.

Em suma, com este projeto de investigação pretende-se:

  1. Estabelecer parcerias com instituições marcantes da sociedade portuguesa e com as quais no passado o ISSSL esteve intimamente ligado, permitindo assim estabelecer uma ponte com a trajetória histórica do Serviço Social em Portugal e desenvolver estudos neste domínio.
  2. Estabelecer parcerias com instituições educativas estrangeiras / unidades de investigação ligadas ao desenvolvimento desta linha de investigação sobre as primeiras escolas de Serviço Social, permitindo o estabelecimento e desenvolvimento de uma rede de investigação concertada e interdisciplinar em torno do estudo dos arquivos académicos.
  3. Organizar o património documental existente e recuperar a documentação ligada ao ISSSL, nos diferentes períodos históricos até à atualidade, permitindo um acesso às fontes históricas por parte dos investigadores.
  4. Apoiar o desenvolvimento de estudos no domínio da história das instituições / organizações com as quais o ISSSL esteve intimamente ligado em trajetórias marcantes da sociedade portuguesa, e das quais o Instituto guarda peças documentais únicas e de valor histórico inestimável, permitindo estabelecer uma ponte com a História Social e o Serviço Social em Portugal.
  5. Articular com espólios e outras fontes documentais ligadas ao ISSSL, através do estabelecimento de parcerias e organização de eventos.
  6. Reconstruir, através da metodologia da história oral, testemunhos de antigos alunos, professores e colaboradores do ISSSL.
  7. Produzir e divulgar informação especializada com ligação à atividade atual do ISSSL.
  8. Criar o museu virtual que, para além de possibilitar uma consulta em linha de diversas fontes documentais, permitirá aos interessados aceder a uma parcela da história do Serviço Social em Portugal e no mundo, tendo em conta o estudo comparado desta matéria.
  9. Divulgar e produzir informação de suporte à investigação em Serviço Social em geral.

O projeto de pesquisa partiu de duas vertentes essenciais, isto é, debruçar-se sobre o estudo do património documental e arquivístico da primeira escola de Serviço Social em Portugal - Instituto de Serviço Social de Lisboa - nos diferentes períodos históricos e nas suas diferentes componentes organizacionais resultantes da atividade de ensino, mas também, e por outro lado alinhar-se com o estudo das primeiras instituições educativas em todo o mundo, articulando-se com vários investigadores estrangeiros tendo em vista a formação de uma rede internacional.

O desafio é complexo, pelo que nesta comunicação se dará conta da abordagem em forma de ciclo de vida da curadoria e de como todas as ações foram identificadas, planeadas e implementadas de forma a garantir a manutenção da autenticidade, confiabilidade, integridade e usabilidade do objeto digital.

Biografias Autor

Helder da Rocha Machado, Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa

Helder da Rocha Machado é Director dos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada de Lisboa, e Coordenador nacional da Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia. É, também, responsável pelo desenvolvimento de projectos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, como são exemplo os portais “Arquitectura do Saber” e “O Europeu”.

Possui a licenciatura em História (ramos científico e educacional) e a pós‐graduação em Ciências da Documentação e Informação, áreas de biblioteconomia e arquivística, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente é aluno do programa doutoral em Arquivística Histórica, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Para além da sua actividade como bibliotecário e arquivista, tem desempenhado funções regulares como docente em cursos de ensino superior, como formador nas áreas da ciência da informação e da Internet, como orientador de estágios nos mestrados em Ciências da Informação e da Documentação e como consultor em diversas instituições. Foi membro do Conselho Editorial da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Paulo Amaral Soares, Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa

Paulo Amaral Soares é Coordenador dos Serviços Técnicos do Arquivo, do Centro de Documentação Europeia e da Mediateca da Universidade Lusíada de Lisboa. Colabora, também, no desenvolvimento de projectos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, como são exemplo os portais “Arquitectura do Saber” e “O Europeu”.

Possui a licenciatura em Ciências da Comunicação (ramo investigação e cultura) e o mestrado em Ciências da Informação e Documentação (área de biblioteconomia) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Teresa Rodrigues da Silva, Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada de Lisboa

Teresa Rodrigues da Silva é assistente na Universidade Lusíada de Lisboa, onde tem lecionado várias unidades curriculares no curso de licenciatura em Serviço Social. É doutoranda em Serviço Social e investigadora no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social. É assessora principal da Câmara Municipal de Cascais, no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Social. Atua na área da promoção da saúde.

Neste momento,  encontra-se a desenvolver o fórum concelhio para a promoção da saúde que pretende estabelecer uma estratégia local de saúde no concelho de Cascais.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: III – Gestão e transformação de saberes e práticas