Biblioteca-te! Disseminação e partilha de informação nas bibliotecas da Universidade de Aveiro

Autores

  • Ana Bela Martins "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"
  • Cecília Reis "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"
  • Diana Silva "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"

Palavras-chave:

Disseminação da informação, Bibliotecas de ensino superior, Difusão da informação, Comunicação

Resumo

Às atividades de comunicação das bibliotecas subjaz uma estratégia global que contempla as fontes de informação, os conteúdos de apoio, as plataformas e sistemas de informação, os serviços e os eventos,   com base no princípio fundamental da orientação para o utilizador como uma cultura de serviço. As Bibliotecas da Universidade de Aveiro adotam, nesta vertente, uma estratégia de comunicação, de forma a contribuir para a promoção global e consolidação do uso dos recursos, serviços e conteúdos pela comunidade académica mediante um conjunto estruturado de atividades, etapas e meios de   transmissão e partilha de informação.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na  área da Educação.
De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Cecília Reis, "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"

Cecília Maria Matos Pinheiro dos Reis é Assistente Técnica nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Novembro de 1995.

Tem o curso profissional de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação desde 1995 e atualmente frequenta o último ano do curso de Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade Aberta.

Trabalha há cerca de 20 anos com informação científica e técnica, na área de apoio ao utilizador das Bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA). Ao longo destes anos tem desempenhado funções ligadas à difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador, atendimento e empréstimo, formação de utilizadores, serviço de referência e apoio a pesquisas.

Diana Silva, "Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro"

Diana Maria Soares Gomes da Silva é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2002. É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
 
Trabalha há cerca de 13 anos com informação científica e técnica e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pela Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, que presta serviços a toda a comunidade universitária abrangendo uma multiplicidade de áreas científicas.
Tem desenvolvido neste serviço um conjunto de atividades ligadas à gestão de sistemas de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador no uso das fontes de informação e desenvolvimento de iniciativas e projetos de promoção de competências de literacia de informação em contexto de ensino superior.
 
Tem, nos últimos anos, participado como formadora numa série de ações de formação e seminários destinadas a técnicos BAD e utilizadores finais em diferentes instituições de ensino superior nacionais. Faz parte do Grupo de Trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração