A Informação nas tuas mãos: a relevância das competências de literacia de informação na comunidade académica

Autores

  • Ana Bela de Jesus Martins Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
  • Diana Maria Soares Gomes da Silva Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
  • Susana Cristina da Costa Dias Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Palavras-chave:

Literacia de informação, Bibliotecas de ensino superior, Formação de utilizadores

Resumo

No sentido do desenvolvimento das competências ligadas ao acesso, avaliação e uso da informação, as bibliotecas de ensino superior assumem um papel essencial e que passa necessariamente por um processo efetivo de colaboração com a academia. As atividades de apoio ao utilizador das bibliotecas da Universidade de Aveiro têm resultado de uma contínua adaptação às alterações no ambiente de ensino-aprendizagem no ensino superior, da evolução das necessidades da comunidade académica e dos contextos e plataformas para descoberta, acesso e uso da informação. Numa perspetiva de atualização inicia-se em 2012 um projeto de literacia de informação que visa potenciar as várias vertentes do trabalho em desenvolvimento na área de literacia de informação e formação de utilizadores.

Biografias Autor

Ana Bela de Jesus Martins, Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Diana Maria Soares Gomes da Silva, Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Diana Maria Soares Gomes da Silva é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2002. É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Trabalha há cerca de 13 anos com informação científica e técnica e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pela Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, que presta serviços a toda a comunidade universitária abrangendo uma multiplicidade de áreas científicas. Tem desenvolvido neste serviço um conjunto de atividades ligadas à difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web no uso das fontes de informação e desenvolvimento de iniciativas e projetos de literacia de informação em contexto de ensino superior.

Susana Cristina da Costa Dias, Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Susana Cristina da Costa Dias, licenciada em Documentação e Arquivística, é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde 1995.

Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador colabora na implementação de projetos para o desenvolvimento de competências de literacia de informação; contribui para a conceção e implementação do plano de formação de utilizadores; colabora no desenvolvimento de guiões, conteúdos de apoio e na realização de sessões de formação e efetua apoio à pesquisa de informação em que orienta os utilizadores nos processos de seleção, pesquisa e uso das fontes de informação.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor