O curso de Literacia da Informação da Escola Doutoral da NOVA

Autores

Palavras-chave:

Literacia da informação, Competências transversais, Sucesso académico, NOVA Escola Doutoral

Resumo

Tendo em conta que o processo de aprendizagem se encontra associado à multiplicidade de espaços e de contextos e que é o próprio individuo quem, ao longo da vida,  assume a responsabilidade de aprender, adquirir conhecimentos e desenvolver competências de forma ativa e autónoma, os autores apontam algumas das vantagens que esta mudança oferece em termos de uma maior flexibilidade nas estruturas curriculares.

Referindo a importância que o Projecto para uma Estratégia de Literacia Informacional (LI) na NOVA, iniciado em 2008, teve para que o curso de Literacia da Informação da NOVA Escola Doutoral viesse a ter lugar, descrevem-se as fases e módulos implementados, fazendo ressaltar o seu principal objetivo: dotar os alunos da NOVA de competências informacionais necessárias a um bom desempenho académico e garantir que essas competências tenham impacto nas suas vidas, em termos pessoais e profissionais.

Nesta linha de pensamento, salienta-se que é possível diversificar os percursos formativos dos alunos em contexto universitário tendo os bibliotecários oportunidade de desempenhar um papel preponderante na promoção das competências dos alunos em literacia da informação e, consequentemente, no seu sucesso académico.

Biografias Autor

Isabel Andrade, Universidade Nova de Lisboa

Isabel Andrade é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Master of Science in Information Management pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Iniciou a sua carreira profissional em 1990 na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa, onde é Chefe de Divisão do Centro de Documentação e Informação e redactora-coordenadora da RPSP – Revista Portuguesa de Saúde Pública (indexada na Scopus e SciELO Citation Index da Thomson Reuters).

É membro de várias associações profissionais: BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde e EAHIL - European Association of Health Information and Libraries, tendo sido Vice-Presidente (1994-1997) e Presidente da APDIS (1996-1999 e 1999-2002) e membro do Conselho Directivo Nacional da BAD, como vogal do Sector Editorial (2005-2007) e vogal da Formação (2010-2013 e 2013-2016).

É membro do Projecto de Literacia de Informação da NOVA desde 2008 e tem desempenhado as funções de Course Coordinator no Information Literacy Course da NOVA Doctoral School desde Maio de 2012 sendo docente de um dos módulos. Passou a ministrar um dos módulos do Research Data Management Course que teve início em 2015 também no âmbito da NOVA Doctoral School.

Nita Camotim, Universidade Nova de Lisboa

Nita Camotim é licenciada em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e tem o Curso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (pós-graduação). Iniciou a sua carreira profissional em 1978 na Procuradoria-Geral da República, tendo posteriormente entrado na Biblioteca Nacional onde trabalhou de 1981 a 1983 e 1989 a 2002. Desde Agosto de 2002 que trabalha na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

É membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e foi formadora do curso de CDU – Classificação Decimal Universal na Biblioteca Nacional, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, na BAD e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

É membro do Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da NOVA e colabora no Projecto de Literacia de Informação da NOVA desde 2008, sendo formadora de um dos módulos do Curso de Literacia da Informação da NOVA Doctoral School.

Maria Antónia Correia, Universidade Nova de Lisboa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade Nova de Lisboa (1999) e pós-graduada em Ciências Documentais, variantes Biblioteca e Documentação (2004) e Arquivo (2006) pela Universidade de Lisboa. De 1999 a 2007 foi responsável pela biblioteca do Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial do ISCTE-IUL. De 2007 a 2008 integrou a equipa do Arquivo Histórico da Caixa Geral de Depósitos. Desde 2009 é responsável pela Biblioteca e Serviços de Documentação na Information Management School da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD desde 2012. Formadora nos cursos Information Literacy e Supervisor's Course e coordenadora operacional do curso Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova.

Rosário Duarte, Universidade Nova de Lisboa

Maria do Rosário Antunes Duarte, licenciou-se em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1987. Em 2002 conclui o Curso de Especialização em Ciências Documentais / Arquivo, na mesma Faculdade. Concluiu a componente curricular do Mestrado em Arquivo, Biblioteca e Ciências da Informação na Universidade de Évora, em 2004.

É formadora certificada. Trabalha na Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desde 2001, onde é responsável pelo Projeto de Literacia da Informação, pela Formação de Utilizadores, pelo Serviço de Referência, pela conservação da coleção, e pelo sector das Ofertas.

Foi representante da FCT, no Grupo de Trabalho para a elaboração de portarias de conservação arquivística para as várias Unidades Orgânicas da UNL.

Faz parte da equipa da FCT para o Projeto de Literacia da Nova desde 2009. Faz parte da equipa de Bibliotecários da Nova que lecionam o curso de Literacia da Informação da Nova Doctoral School

Em 2007 trabalhou num projeto de tratamento e disponibilização digital do arquivo pessoal de Maria de Lurdes Pintassilgo.

Na FCT, participa desde 2013 no planeamento da disciplina de 1º ano - CTCT (Competências Transversais em Ciência e Tecnologia) onde constam as temáticas da pesquisa bibliográfica, análise de informação e ética da informação.

No âmbito do projeto da literacia da FCT tem desenvolvido  parcerias com escolas do ensino secundário da zona envolvente, onde faz formação a docentes e alunos sobre temas como: preparar um trabalho académico, fontes de Informação, ética da Informação, plágio, referência e citação.

Susana Lopes, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa (1997) e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa (1999). De 2000 a 2013 foi responsável pela biblioteca do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Desde Junho de 2013 integra a equipa dos Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL. Membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD desde 2012. Formadora na Escola Doutoral da Universidade Nova.

Amália Marques, Universidade Nova de Lisboa

Maria Amália A. Marques é licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ingressou em 1983 na área de biblioteca e documentação e é desde 2010 bibliotecária responsável pelo CDIB – Centro de Documentação, Informação e Biblioteca da NOVA Medical School/  Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Ana Roxo, Universidade Nova de Lisboa

Ana Isabel Roxo é bibliotecária na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desde 2004. Tem uma licenciatura em Estudos portugueses e franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e duas pós-graduações: Didática de Português e Francês e Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi professora de Português e Francês no Ensino Secundário (2000-2002). Integra a equipa de formadores do curso de Literacia da Informação da Escola Doutoral da UNL desde 2009.

Sean Story, Universidade Nova de Lisboa

Sean Story é licenciado em Literatura Inglesa pela Universidade de Nebraska Wesleyan e tem o Master of Library and Information Science pela Universidade de Missouri - Columbia. Iniciou a sua carreira profissional em bibliotecas públicas nos Estados Unidos e depois de muitos anos mudou-se para a biblioteca da Nova School of Business and Economics onde é responsável pela mesma. Ele é docente de alguns módulos no Information Literacy Course, Information Literacy Course for Supervisors, e Research Data Management da NOVA Doctoral School.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor