Do autor ao acesso: contributos para uma uniformização de formatos das teses e dissertações da UA

Autores

  • Manuel Alberto de Figueiredo de Jesus Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
  • Suzete Margarida de Jesus Lopes Serra dos Santos Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Palavras-chave:

Teses, Dissertações, Repositório Institucional, Tratamento técnico

Resumo

A produção académica da Universidade de Aveiro (UA) é confiada aos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) para tratamento documental e respetiva inserção no Repositório Institucional da UA (RIA), dando cumprimento ao Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto.

Nesta apresentação pretende-se expor os procedimentos e práticas decorrentes do processo de receção, verificação, tratamento técnico e disponibilização das teses e dissertações no repositório institucional, assim como partilhar as dificuldades que se fazem sentir por parte dos alunos, departamentos, Serviços de Gestão Académica (SGA) e SBIDM. Pretende-se também apresentar algumas linhas de ação planeadas para o futuro a fim de tornar todo o processo mais célere.

Biografias Autor

Manuel Alberto de Figueiredo de Jesus, Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Manuel Alberto de Figueiredo de Jesus é Assistente Técnico nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde dezembro de 1995.

Tem o curso profissional de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação e frequência da licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo da Universidade de Aveiro.

Desempenha funções ligadas à receção, verificação, tratamento técnico e disponibilização das teses e dissertações da Universidade de Aveiro no RIA – Repositório Institucional da UA. Efetua também serviço de atendimento ao utilizador, leitura e empréstimo domiciliário e colabora na gestão das salas de leitura e na organização dos fundos bibliográficos. 

Suzete Margarida de Jesus Lopes Serra dos Santos, Universidade de Aveiro - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia

Suzete Margarida de Jesus Lopes Serra dos Santos é Assistente Técnica nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde dezembro de 1988.

É licenciada em Documentação e Arquivística pela Universidade de Aveiro e possui o Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Desempenha funções na Área de Catalogação e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro, pela gestão da Área de Catalogação, Revisão e Validação de Monografias e pela gestão do ficheiro de autoridade – pessoa física.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: III – Gestão e transformação de saberes e práticas