Profissionais da informação e da documentação: Proximidade, Afirmação e Reconhecimento

Autores

  • Alexandra Lourenço Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD)
  • Paula Ochoa Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Estratégia profissional, Profissionais da informação e da documentação, Sociedade da Informação

Resumo

A reflexão sobre a sociedade da informação compreende o estudo das transformações nas profissões e as dinâmicas socioprofissionais emergentes, permitindo novas abordagens interprofissionais. Existindo uma lacuna de conhecimento sobre as representações da ação profissional dos profissionais de Informação-documentação por parte de alguns dos seus principais stakeholders, torna-se pertinente constituir um painel onde seja possível explanar e analisar as linhas de continuidade e de reconfiguração das identidades e perfis profissionais reconhecidos e valorizados socialmente.

As áreas estratégicas a discutir neste painel de natureza profissional partem do lema da atual Direção da BAD “Proximidade, afirmação e reconhecimento”, e consideram os resultados da mesa redonda promovida pela BAD no dia 14 de março de 2015 “Redefinir fronteiras / afirmar identidade: desafios dos profissionais da informação”, em que ficou patente a necessidade de continuar o diálogo com outros representantes das dinâmicas da sociedade da informação em Portugal, identificando ações estratégicas para a sua melhor concretização e explorando-se caminhos evolutivos ou alternativos.

Serão objeto de debate os seguintes temas:

Profissionais de informação e documentação – Identidade(s) e empregabilidade;

Competências – Tipologia e perfis de competências reconhecidos no mercado de trabalho;

Desempenho – modalidades e impactos;

Visibilidade – autoimagem e imagem externa do grupo profissional;

Parcerias – estratégias de proximidade e cooperação com outros intervenientes na sociedade da informação.

Espera-se que este debate possa originar um documento preparatório de uma nova reflexão estratégica para as várias gerações de profissionais no ativo, possibilitando e criando bases para um diálogo interprofissional e intergeracional, base para uma revisão dos estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Biografias Autor

Alexandra Lourenço, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD)

Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 2014.

Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração da Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, desde 2012.

Docente na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, desde 2004.

Paula Ochoa, Universidade Nova de Lisboa

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Curadoria da Informação. Investigador integrado do CHAM.

Licenciatura em História (1985), Especialização em Preservação e Conservação de Património Arquitectónico (1986), Especialização em Ciências Documentais (1988), Msc in Information Management (1994), Diploma de Estudos Avançados em Documentação (2009), Doutoramento em Documentação (2012), Curso de Alta Direção em Administração Pública - CADAP (2004). Bolsa Sabática INA (1999-2000).

Professora convidada na Faculdade de Letras de Lisboa (1991-2008), Universidade de Évora (2002-2006), Universidade Nova de Lisboa (2004-2014), Universidade dos Açores (2007) e Universidade Lusofóna (2006-2007, 2014).

Investigadora na área da gestão da qualidade dos serviços de informação e da administração Pública, profissões da informação, avaliação de desempenho e sustentabilidade.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Painéis: III – Gestão e transformação de saberes e práticas