Arquivos bancários em Portugal: Requisitos para a gestão de documentos de arquivo

Autores

  • Alexandra Fonseca SCSP, ACE – Grupo Caixa Geral de Depósitos
  • José Borbinha INESC-ID / IST - Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Arquivos bancários, Bancos, Requisitos de documentos de arquivo, Normativos legais, Sistemas Electrónicos de Gestão de Arquivo

Resumo

 

Apresenta-se o resultado de uma análise ao enquadramento normativo no domínio da gestão de documentos de arquivo que, em Portugal, refletem a relação comercial entre os bancos e os seus clientes. A motivação para este trabalho resultou da constatação da inexistência de uma fonte consolidada, encontrando-se as referências dispersas.

 

O trabalho de identificação das fontes foi desenvolvido em paralelo com entrevistas exploratórias efetuadas a responsáveis pela tutela do arquivo em 8 bancos comerciais, que se voluntariaram para o efeito.

 

Após a identificação das fontes documentais relevantes, foi efetuada uma análise com o objetivo de identificar os requisitos relevantes para a gestão de documentos de arquivo, o principal objetivo e resultado deste trabalho.

 

Foram identificados 54 documentos normativos legais em vigor em Portugal. Da análise desses documentos resultou a identificação de 95 requisitos, cuja tipificação se apresenta.

 

Espera-se que estes resultados sejam de interesse potencial para a comunidade de especialistas e profissionais nos domínios da atividade bancária em geral e dos arquivos em particular. Apresentam-se ainda sugestões potencialmente relevantes para os órgãos legislativos nacionais, apontando-se em concreto questões sobre o alinhamento dos requisitos identificados com a norma portuguesa NP 4438, relativamente aos processos e controlo de gestão de documentos de arquivo.

 

Biografias Autor

Alexandra Fonseca, SCSP, ACE – Grupo Caixa Geral de Depósitos

Alexandra Fonseca nasceu em Faro em 1981. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1999/2003). Frequentou o Ramo de Formação Educacional em História (2003/2005) e leccionou no ensino privado e público. Realizou a Pós-Graduação em Ciências Documentais – Variante de Arquivo na Universidade Autónoma de Lisboa (2005/2007), tendo iniciado a sua actividade profissional como arquivista em 2006.

Inicialmente trabalhou em empresas prestadoras de serviços na área da gestão da informação e da documentação e também realizou estágios curriculares no Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças e no Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (Secretaria-Geral do Ministério da Saúde). Encontra-se desde Abril de 2007 a exercer funções Técnicas na área do Arquivo na Caixa Geral de Depósitos, SA, tendo participado em diversos projectos. Frequentou, em 2008, o Curso Intensivo de Banca no Instituto de Formação Bancária.

Também tem experiência na realização de acções de formação, tanto a nível interno, como no âmbito das actividades levadas a cabo pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-BAD) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD).

É sócia da APBAD e membro activo do GT-BAD, bem como da AIIM (Association for Information and Image Management).

Concluiu em Junho de 2015 o Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação – Área de Especialização em Arquivística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo elaborado a dissertação subordinada ao tema “Arquivos bancários em Portugal: Requisitos para a gestão de documentos de arquivo”.

José Borbinha, INESC-ID / IST - Universidade de Lisboa

 

José Borbinha é Professor Associado do Departamento de Informática do IST e Investigador do INESC-ID.
Tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em Sistemas de Informação, em particular em gestão de requisitos, modelação, desenho, e integração de sistemas, com um ênfase especial em questões de normalização e conformidade. Algumas das áreas de foco têm sido preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais (incluindo repositório científicos), mas os seus interesses incluem ainda todos os aspetos de gestão de informação e de gestão de risco em geral no contexto das práticas de Arquitetura Empresarial.
Foi entre 1998 e 2005 Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital.
Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre publicação digital e bibliotecas e arquivos digitais.
Foi consultor de vários programas relacionados, da Comissão Europeia e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos).
Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das conferências JCDL, ECDL/TPDL, ICADL, RCDL e ElPUB.
É membro do Comité Editorial do IJDL – International Journal of Digital Libraires, publicado pela Springer.
É membro da Ordem dos Engenheiros (dos colégios de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Informática), do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, da ACM - Association for Computer Machinery, da INCOSE - International Council on Systems Engineering, e da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, do qual foi o "chair" eleito entre 2008 e 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor