Todo o leitor tem o seu livro: ebooks e leitura digital nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Autores

  • Bruno Duarte Eiras Bibliotecas Municipais de Oeiras (Município de Oeiras)
  • Sofia Pinho Pinto Bibliotecas Municipais de Oeiras (Município de Oeiras)

Palavras-chave:

bibliotecas públicas, bibliotecas municipais, ebooks, leitura digital

Resumo

A recente explosão tecnológica, centrada em dispositivos de leitura eletrónica, está a revolucionar a forma como os leitores se relacionam com o objeto livro, a informação, o mercado editorial e, naturalmente, as bibliotecas.

Como espaços privilegiados de acesso ao livro e à informação, as bibliotecas necessitam de preparar-se e adaptar-se a esta realidade e adequarem os seus serviços à previsível procura deste tipo de suporte nos próximos tempos, assumindo o seu compromisso de apoiar os seus públicos na utilização dos novos suportes de leitura digital.

Numa conjuntura de recessão económica, o papel social das bibliotecas obriga a uma ação reforçada no sentido de apoiar todos os utilizadores, especialmente quanto ainda não existem soluções adequadas para que as bibliotecas públicas possam disponibilizar conteúdos digitais.

Tal como expresso na terceira lei de Ranganathan, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, procura desenvolver novas estratégias de promoção da leitura e das literacias digitais de modo a que cada leitor tenha o seu livro numa conjuntura de emergência do formato ebook e de criação de hábitos de leitura digital.

Deste modo, e com vista ao cumprimento da sua missão junto dos utilizadores a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras concebeu um projeto baseado em 4 eixos fundamentais:

1) Inquérito online: a realização de um inquérito aos utilizados permite compreender os seus conhecimentos sobre o tema e apurar quais as suas necessidades e expectativas quanto à disponibilização de ebooks;

2) Ações de formação: através da organização de ações de formação sobre ebooks, tablets e e-readers pretendesse fornecer conhecimentos básicos sobre o tema e esclarecer dúvidas (os participantes devem trazer para estas sessões os seus próprios equipamentos ou utilizar os que estão disponíveis na biblioteca);


3) Conteúdos digitais (ebooks, jornais e revistas): a organização de uma coleção de ebooks através do catálogo online permite disponibilizar um conjunto diversificado de ebooks disponíveis no domínio público, com a preocupação de selecionar diferentes géneros literários e temáticas e em diferentes formatos. Esta coleção de ebooks permite aos utilizadores encontrar uma seleção inicial de títulos para iniciarem as suas leituras, bem como reunir conteúdos que são utilizados nas ações de formação;


4) Equipamentos (tablets e e-readers): ao disponibilizar para consulta tablet e e-readers pretende-se proporcionar experiencias de utilização e dessa forma contribuir para a literacia digital. Estes equipamentos encontram-se carregados com os ebooks selecionados para a coleção das RBMO, bem como com outros conteúdos digitais relevantes e que permitam múltiplas experiências de utilização de conteúdos digitais.

Neste poster será apresentado o projeto em curso na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras: “Ebooks e leitura digital: Oeiras a Ler”.

Biografias Autor

Bruno Duarte Eiras, Bibliotecas Municipais de Oeiras (Município de Oeiras)

Nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Pós-Graduação em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação) pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também está a finalizar dissertação de mestrado na mesma área, sobre “Bibliotecas de Estabelecimentos Prisionais em Portugal.”

Desde 2003 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, desenvolvendo um conjunto diversificado de funções na área da Promoção da Leitura, Gestão da Coleção, Tratamento Documental e no Serviço de Apoio ao Leitor. Entre 2003 e 2007 coordenou os Serviços de Empréstimo e os Serviços de Referência da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. Nestes domínios, participou no planeamento e coordenação de serviços e na conceção de políticas de gestão, regulamentos, normas e manuais de procedimentos.

Desde 2007 que é gestor do projeto de promoção da leitura Grupos de Leitores e desde 2008 é também Gestor de Processo da Certificação da Qualidade da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. Ainda em 2008 assume também a coordenação da Biblioteca Municipal em Algés.

Em janeiro de 2015 foi nomeado Coordenador das Atividades de Promoção da Leitura e das Literacias, bem como da área da Comunicação.

É formador na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, leitura digital, promoção da leitura e na área da Certificação da Qualidade.

Desde Junho de 2015 integra o grupo de bibliotecários ibero-americanos selecionados para o programa de formação INELI (International Network of Emerging Library Innovators) financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e operacionalizado pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez e pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC).

Atual membro do Conselho Diretivo Nacional da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), desempenhando as funções de Tesoureiro (2010-2013 e 2014-2016). É também Coordenador do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da BAD.

Sofia Pinho Pinto, Bibliotecas Municipais de Oeiras (Município de Oeiras)

Nasceu em Luanda, em 1973.
É Licenciada em História, Ramo Educacional, pela Universidade Lusíada de Lisboa, Pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e Mestre em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa.

Como docente exerceu actividade durante dois anos, leccionando a disciplina de História ao 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.

Exerce funções de bibliotecária desde Março de 2001 nas Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Entre Abril de 2003 e Março de 2012 coordena o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) de Oeiras. Efetuou formação a professores das bibliotecas escolares nas áreas de organização da biblioteca escolar e tratamento técnico documental.

Desde Março de 2012 que exerce funções de indexação e classificação, gestão das páginas de redes sociais das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Desde Dezembro de 2013 que participa no projeto de e-books das Bibliotecas Municipais de Oeiras na pesquisa, catalogação, indexação e classificação de e-books. Participa também em formações sobre a temática junto dos utilizadores das bibliotecas.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: I – Serviços e criação de valor