Somos Bibliotecas. Públicas, Municipais, De Todos! Campanha de Promoção das Bibliotecas Públicas

Autores

  • BAD Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD)
  • Bruno Duarte Eiras Bibliotecas Municipais de Oeiras
  • Joanna Whitfield Biblioteca Municipal da Azambuja
  • Gaspar Matos Biblioteca Municipal de Sines
  • Miguel Mimoso Correia Biblioteca Nacional de Portugal
  • Manuela Barreto Nunes Universidade Portucalense
  • Isabel Costa Biblioteca Municipal de Valença

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Municipais, Advocacy, Campanha

Resumo

Da iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) a Campanha Somos Bibliotecas: Públicas, Municipais, De Todos! tem como objetivo lançar uma ação de advocacy, que se pretende à escala nacional, com intuito de apresentar e promover os serviços e atividades das Bibliotecas Públicas e Municipais ao público em geral e despertar a atenção dos decisores para esta temática.

Como elemento central de comunicação, a campanha terá como principal eixo um website que contém toda a informação relativa à campanha, incluindo: o manifesto das bibliotecas municipais, cartazes e folhetos sobre a campanha, uma aplicação de simulação de cálculo do valor da biblioteca, um mapa interativo das bibliotecas públicas em Portugal e um repositório de materiais, que inclui vídeos, fotografias, testemunhos e opiniões. Será ainda criada uma petição dirigida à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Assembleia da República como forma de alertar para a situação atual das Bibliotecas Públicas portuguesas e apelar à necessidade de criação de um enquadramento normativo que defina os requisitos mínimos para as Bibliotecas Municipais.

Pretende-se uma campanha prolongada no tempo, que irá recolher testemunhos e opiniões de utilizadores das bibliotecas e demais cidadãos, profissionais da área Informação e Documentação e áreas afins, bem como de personalidades conhecidas do grande público. Desta forma, procura-se contribuir para a valorização e relevância social destes equipamentos, aproximando as bibliotecas públicas dos cidadãos e colocando-as num lugar de destaque na sociedade.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: IV – Promoção, integração e cidadania