Contornar armadilhas: o desafio de criar um website acessível e inclusivo

Autores

  • Ana Bela Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Andrea Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Rita Gonçalves Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Acessibilidade web, deficiência visual, WCAG 2.0, Wordpress, validação automática, validação manual

Resumo

Este trabalho pretende dar a conhecer o projeto desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais da Universidade de Aveiro de conceção e implementação de um website acessível para utilizadores com dificuldades de visão. A concretização deste trabalho insere-se no âmbito de um projeto global de acessibilidade digital levado a cabo pelo Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais, que compreendeu um processo de avaliação da acessibilidade das plataformas web geridas pela Universidade de Aveiro e o desenvolvimento de um website acessível para utilizadores com dificuldades de visão. Partindo da escolha da plataforma de edição e gestão de conteúdos WordPress, descrevem-se as seguintes etapas de trabalho: processo de seleção e instalação do tema, plugins e widgets; realização de testes de acessibilidade com validadores manuais e automáticos e, por último, parametrização do website com base nas orientações das Web Content Accessibility Guidelines 2.0 e nos resultados obtidos pelos validadores.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na  área da Educação.
De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Andrea Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Susana Andrea Costa Martins é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde novembro de 2008. É licenciada em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pelo Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais que visa apoiar e orientar este grupo de utilizadores em diversos domínios, nomeadamente,  na produção de material em formato acessível; na formação individualizada ao nível da pesquisa e uso de fontes de informação e na elaboração de tutorias acessíveis de apoio ao utilizador.

Desde 2012 que faz parte do Serviço de Formação das bibliotecas da Universidade de Aveiro onde tem vindo a ministrar sessões de formação e workshops, dirigidos essencialmente a grupos de licenciatura e mestrado da UA.

Rita Gonçalves, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Rita Isabel Fernandes Gonçalves é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde julho de 2010. É licenciada em Documentação e Arquivística pela Universidade de Aveiro e em Comunicação Social e Educação Multimédia pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Integra a Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador da Biblioteca da Universidade de Aveiro onde desenvolve um conjunto de atividades ligadas à gestão e difusão de informação e à criação e disponibilização de conteúdos de apoio ao utilizador.

Colabora, também na Biblioteca da Universidade de Aveiro, com o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais que visa apoiar e orientar este grupo de utilizadores em diversos domínios, nomeadamente no tratamento e conversão de documentos para formato acessível e na elaboração de conteúdos acessíveis de apoio ao utilizador.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração