A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Infoliteracia, Normas, Conceitos limiares, Bibliotecas académicas

Resumo

A literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.

Biografias Autor

Olinda Martins, Universidades Lusíada Universidade Fernando Pessoa

Licenciada em História - ramo educacional (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1994), concluiu em 1997 o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Biblioteca) também pela FLUP e em 2007 o Curso de Especialização do Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, da Universidade de Évora. É responsável pelos Serviços de Documentação da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão desde 1994 e Coordenadora da Divisão de Documentação e Informação da Universidade Lusíada - Norte (Porto e V.N.Famalicão) desde 2015. É doutoranda em Ciências da Informação, área de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na Universidade Fernando Pessoa.

Luís Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Professor Associado com Agregação na Universidade Fernando Pessoa, onde se encontra desde 1995. É Agregado em Engenharia e Gestão Industrial (Gestão do Conhecimento) pela Universidade de Aveiro; Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui como interesses de investigação a Sociedade da Informação, o seu impacte e aplicações, tendo mais de duas centenas de trabalhos em revistas científicas e conferências e vários livros publicados. 

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas