Plataforma de colaboração para custear a curadoria digital

Autores

  • Miguel Ferreira KEEP SOLUTIONS
  • Luís Faria KEEP SOLUTIONS

Palavras-chave:

Custo, análise, comparação de custos, modelo de previsão de custo, economia, estratégia, curadoria, preservação digital, boas práticas.

Resumo

Na última década o estado da arte no domínio dos modelos de previsão de custo para curadoria digital evoluiu bastante, sendo agora possível fazer uma análise destes métodos e desenhar uma nova forma de resolver este problema. É neste contexto que se forma o projeto 4C – Collaboration to Clarify the Cost of Curation – um projeto europeu de 2 anos que findou em fevereiro de 2015 e que reuniu várias instituições de renome europeu na área da curadoria digital. Deste projeto resultou o curationexchange.org, uma plataforma de colaboração em-linha que permite às instituições custear os seus investimentos em curadoria digital. Esta aplicação possibilita às organizações descrever, analisar e comparar o custo das suas atividades de curadoria digital com os custos de outras instituições semelhantes. A ferramenta é também um centro de informação no domínio da modelação de custos de curadoria digital, sendo simultaneamente uma plataforma social que junta instituições com problemáticas afins permitindo a partilha de experiências, boas práticas e conhecimento. 

Biografias Autor

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS

Miguel Ferreira, Diretor Executivo da KEEP SOLUTIONS.

Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização em Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2007 venceu o primeiro Digital Preservation Challenge promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE). Ainda em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS[1], uma empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de soluções para gestão e preservação de informação onde atualmente desempenha o cargo de Diretor Executivo. Participou e coordenou vários projetos de âmbito nacional como o RODA[2], RCAAP[3], Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas[4], Portal Português de Arquivos, e o CRAV[5] e também em projetos investigação internacionais na área da preservação digital como o SCAPE[6], 4C[7] e o E-ARK. Mantém uma filiação à Universidade do Minho como investigador colaborador do Centro Algoritmi e acumula o cargo de professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.


[1] http://www.keep.pt

[2] Repositório de Objectos Digitais Autênticos

[3] Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

[4] Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas

[5] Consulta Real em Ambiente Virtual

[6] http://www.scape-project.eu

[7] http://4cproject.eu

Luís Faria, KEEP SOLUTIONS

Luís Faria é graduado em engenharia de sistemas e informática pela Universidade do Minho. Faz parte da equipa de desenvolvimento do projecto RODA (Repositório de Objetos Digitais e Autênticos) e participou em vários projetos de investigação em preservação digital, nomeadamente SCAPE, 4C, EARK e VeraPDF. Está presentemente a tirar o doutoramento em preservação digital na Universidade do Minho e é simultaneamente Diretor de Inovação da KEEP SOLUTIONS.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas