O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP
Palavras-chave:
Infoliteracia, Literacia da Informação, Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Bibliotecas Universitárias, Integração nos programas curriculares, Ligação à comunidade, Práticas pedagógicas, Estudantes do 1º anoResumo
As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A resposta a estas exigências tem passado pela implementação de abordagens que incluem a integração do ensino de competências de Infoliteracia em unidades curriculares. Dada a diversidade de contextos onde elas se podem implementar, é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas, evidenciando dados e análises objetivas. Por isso a presente comunicação relata a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de Infoliteracia no programa de uma unidade curricular que é transversal aos alunos dos cursos de mestrado integrado. Quatro componentes a estruturam: parceria com a comunidade docente, a integração da Infoliteracia no programa de uma unidade curricular (UC), o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a adoção de tecnologias educativas. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia nesta UC (nos anos letivos 2008/2009 a 2014/2015) que resultou num modelo híbrido apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para a melhoria do seu desempenho académico através do desenvolvimentos das suas competências de Infoliteracia.