O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP

Autores

  • Cristina Sousa Lopes Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto
  • Teresa Oliveira Ramos Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Infoliteracia, Literacia da Informação, Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Bibliotecas Universitárias, Integração nos programas curriculares, Ligação à comunidade, Práticas pedagógicas, Estudantes do 1º ano

Resumo

As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A resposta a estas exigências tem passado pela implementação de abordagens que incluem a integração do ensino de competências de Infoliteracia em unidades curriculares. Dada a diversidade de contextos onde elas se podem implementar, é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas, evidenciando dados e análises objetivas. Por isso a presente comunicação relata a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de Infoliteracia no programa de uma unidade curricular que é transversal aos alunos dos cursos de mestrado integrado. Quatro componentes a estruturam: parceria com a comunidade docente, a integração da Infoliteracia no programa de uma unidade curricular (UC), o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a adoção de tecnologias educativas. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia nesta UC (nos anos letivos 2008/2009 a 2014/2015) que resultou num modelo híbrido apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para a melhoria do seu desempenho académico através do  desenvolvimentos das suas competências de Infoliteracia.

Biografias Autor

Cristina Sousa Lopes, Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto

Bibliotecária e exerce funções na área de Bibliotecas desde 1995. Licenciada em Ciências Históricas e uma especialização em Ciências Documentais – opção Bibliotecas - iniciou a sua carreira profissional na Biblioteca da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (1995 a 1998). Em 1999 integrou o projeto de criação da Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto, que acompanhou desde a sua génese até à abertura ao público em 2001. Aí participou na constituição do fundo documental, concepção, organização e informatização dos serviços, desempenhando funções de coordenação e de gestão até 2005. Em 2005 transitou para a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto, onde se encontra atualmente como responsável pela coordenação dos serviços ao utilizador e pelo programa de infoliteracia. No âmbito dos interesses profissionais e de investigação, destacam-se, a literacia de informação, comportamento informacional em diferentes contextos, serviços de referência, acesso aberto à produção científica, entre outros.

Teresa Oliveira Ramos, Biblioteca da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto

Bibliotecária de referência na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2006 e está desde então diretamente ligada aos serviços de apoio e de formação dos utilizadores da Biblioteca, bem como à formação interna das equipas do serviço de referência e de Infoliteracia. Colabora com a coordenação da Equipa de Apoio e Descoberta/Infoliteracia da Biblioteca desempenhando atividades de coordenação operacional e de conceção, desenvolvimento e implementação ativa de produtos e serviços na área da infoliteracia. Interessa-se especialmente pela área da formação em bibliotecas, em particular por projetos de ensino à distância (e-learning) e pelo desenho e uso de jogos sérios em contexto pedagógico.

Antes de ingressar na FEUP trabalhou vários anos no setor empresarial, em áreas relacionadas com diversas especialidades da Engenharia. Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade Portucalense (variante Bibliotecas e Centros de Documentação) desde 2002, tendo realizado o estágio curricular na Biblioteca Municipal da Maia.

Frequenta atualmente o Mestrado em Ciência da Informação na FEUP, indo iniciar no próximo ano letivo o projeto de dissertação com um tema que relaciona a área da infoliteracia em bibliotecas universitárias com a do ensino à distância.

Tem formação de base em Línguas e Literaturas Modernas (variante Inglês/Alemão, ramo de Tradução), sendo licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Tem 41 anos, é casada e tem dois filhos.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor