Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário

Autores

  • Simone Alves da Silva Biblioteca da Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) - Colégio Pedro II.
  • Dayo de Araújo Silva Corbo Arquivo Nacional Brasil
  • Priscila de Assunção Barreto Corbo Colégio Pedro II, Brasil
  • Tatyana Marques Cardoso Colégio Pedro II, Brasil

Palavras-chave:

Bibliotecários, Atuação dos bibliotecários, Processo de aprendizagem, Agir comunicativo.

Resumo

O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo.

Biografias Autor

Simone Alves da Silva, Biblioteca da Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) - Colégio Pedro II.

Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT). Chefe da Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.

Dayo de Araújo Silva Corbo, Arquivo Nacional Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecário do Arquivo Nacional.

Priscila de Assunção Barreto Corbo, Colégio Pedro II, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária do Colégio Pedro II.

Tatyana Marques Cardoso, Colégio Pedro II, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecária do Colégio Pedro II

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: III – Gestão e transformação de saberes e práticas