As competências da literacia da informação integradas nos curricula académicos

Autores

Palavras-chave:

Literacia da informação, Competências informacionais, Cultura de Colaboração, Desenvolvimento curricular, Ensino superior

Resumo

A unidade curricular “Comunicação e Recursos Bibliográficos” integra o curriculum académico de todos os estudantes do Mestrado de Psicologia Comunitária no ISPA-Instituto Universitário desde o ano letivo 2009-2010, criada no quadro do processo de Bolonha e segundo as diretrizes do Espaço Europeu do Ensino Superior. Trata-se de uma nova disciplina que tem como objetivo potenciar a literacia da informação nos estudantes e o desenvolvimento de competências como pesquisar, selecionar, avaliar, usar e comunicar informação com foco nos processos de investigação. A docência desta unidade é realizada por um profissional da informação integrado e conta com a colaboração dos serviços do Centro de Documentação, que asseguram algumas sessões práticas. Apresentamos, como estudo de caso, um balanço da evolução da unidade curricular – após cinco cursos realizados –, quer nos resultados académicos quer nas repercussões no uso dos serviços e recursos da Biblioteca com ênfase nos seguintes vetores: avaliação da unidade curricular obtida pelos estudantes nos processos de aprendizagem; a importância da integração destes conteúdos em unidades curriculares; e a cultura de colaboração entre os profissionais da informação e docentes/investigadores.

Biografia Autor

Carlos Alberto Lopes, ISPA-IU

 

Director do Centro de Documentação do ISPA-IU e Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Psicológicas

Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação

________________

CARLOS LOPES é Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação nas áreas dos recursos eletrónicos e da qualidade de serviço em bibliotecas. Tem como principais interesses de investigação a literacia da informação e recursos de investigação inseridos nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.


Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor